Mudanças entre as edições de "Francisco Sabino Alves da Rocha Vieira"

De WEB SISMEDICOS
Ir para: navegação, pesquisa
 
m (uma edição)
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 22h46min de 9 de janeiro de 2018

Controle:: 541

Foto::

Legenda::

Nome:: Francisco Sabino Alves da Rocha Vieira

Outros Nomes::

Nome do Pai:: João Manuel Vieira da Fonceca

Nome da Mãe::

Data de Nascimento: 1796

Cidade de Nascimento:: Salvador

Estado de Nascimento::

País de Nascimento:: Brasil

Data do Óbito:: 25 de dezembro de 1846

Cidade do Óbito:: São Luiz de Cáceres

Estado do Óbito::

País do Óbito:: Brasil

Última Formação Acadêmica / Especialização:: Médico-Cirúrgião

Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia

Data de Conclusão:: 1812 - 1818
A data “1812 - 1818” não foi compreendida.

Biografia:: Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Foi posta em concurso a cadeira de patologia externa da Faculdade e a ela concorreram os substitutos da seção de cirurgia, Aranha Dantas e o baiano Dr.Francisco Sabino Alves da Rocha Vieira(1796-1846), cabendo a Aranha, por méritos, o provimento nessa cadeira. Sabino Alves não se conformou com a derrota, que coincidia naquele momento com a rebelião de caráter separatista e republicano conhecido pelo nome de Sabinada, que teve em Sabino, e daí a origem do nome, seu maior líder. Sabino era cirurgião aprovado pela Academia Médico-Cirúrgica da Bahia e, como lente substituto concursado, desempenhava as funções de preparador de anatomia e tesoureiro da então Faculdade de Medicina da Bahia. Além de Sabino, participaram do movimento os lentes de física e de medicina legal Vicente Ferreira de Magalhães e João Francisco de Almeida, respectivamente, e alguns alunos da referida instituição. Sobre Sabino pesavam várias acusações, homem violento, teria assassinado pessoas e como tesoureiro da Faculdade, atos de improbidade. O historiador Braz do Amaral, no artigo “A Sabinada”, publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia em 1909, indaga: “Tinha, porém, este homem (Sabino Alves) o caráter ilibado, a moralidade precisa, a idoneidade de virtudes de um Hampden, de um Washington ou de um Bolívar? Não, claro que não. Sabino matou o Alferes Moreira, irmão de Vicente Moreira, redator de um jornal seu inimigo, na praça do palácio. Matou um homem que o injuriava e tivera a premeditação de injuriá-lo. Matou, porém, com uma faca inter-óssea, que não é instrumento de carteira de cirurgião, de modo que não se pode deixar de concluir que todas as maneiras de se desagravar, ele havia escolhido a mais sinistra. Acrescenta a mesma fonte que o Dr.Sabino era o tesoureiro da Faculdade de Medicina em 1833 e não deu boas contas do seu tempo de tesouraria. E mais: morava na rua do Castanheda quando a sua esposa o encontrou em ato de sodomia com um crioulo, do que resultou epílogo tristíssimo. Sabino perseguiu com uma faca de ponta a mulher, que fugiu pela escada e ela, caindo fraturou um braço. Foi recolhida pelos vizinhos e por soldados que se achavam na rua, e, em conseqüência desta fratura exposta, morreu de tétano". Fracassada a revolução, Sabino foi condenado a 51 anos de prisão com trabalho, multa correspondente à metade do tempo e indenização do dano, além de galés e prisão perpétua, tendo a pena comutada pelo confinamento, morreu na prisão em 25 de dezembro de 1846, sendo sepultado na capela da fazenda de Santo Antonio da Jacobina, município da cidade de São Luiz de Cáceres, do estado de Mato Grosso.Disponível em: http://www.infonet.com.br/lucioprado/ler.asp?id=51757&titulo=LucioAcessado em 22 de julho de 2008.

Produções Culturais::

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: Documentos referentes à vida acadêmica no período do curso de Medicina.

Observações:: Link que solicita consulta e sugestões acerca das informações do levantamento publicado pela Faculdade de Medicina da Bahia, UFBA:http://www.fameb.ufba.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:lista-de-formados-consultas-e-sugestoes&catid=58:noticiascompletas&Itemid=157Acesso em 03 de março de 2009.

Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA. http://www.fameb.ufba.br/dmdocuments/formadosfmb1812a2007.pdf Acesso em 03 de março de 2009.

Sumário: Francisco Sabino Alves da Rocha Vieira