Mudanças entre as edições de "Clarival do Prado Valladares"
m (uma edição) |
|
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 22h46min de 9 de janeiro de 2018
Controle:: 799
Foto::
Legenda::
Nome:: Clarival do Prado Valladares
Outros Nomes::
Nome do Pai:: Antônio do Prado Valladares
Nome da Mãe:: Clarice Santos Silva Valladares
Data de Nascimento: 1918
Cidade de Nascimento:: Salvador
Estado de Nascimento::
País de Nascimento:: Brasil
Data do Óbito:: 1983
Cidade do Óbito::
Estado do Óbito::
País do Óbito::
Última Formação Acadêmica / Especialização:: Medicina sanitarista
Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia.
Data de Conclusão:: 1941
Biografia:: Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia deixou seu nome marcado pelos trabalhos que desenvolveu como pesquisador e crítico de arte. Filho de um dos mais conceituados médicos da Bahia, foi educado em Salvador e ainda jovem foi estudar no Recife, onde fez o curso médio e parte do curso superior de Medicina. Ali teve contato com o poeta Joaquim Cardozo e com o grupo formado ao redor do sociólogo Gilberto Freyre. Investiu em sua vocação para estudos de natureza social e, a partir daí, para análise das manifestações artísticas que se tornaram sua objetivação plástica, sistematizando sua vocação para estudos de natureza social e para a análise das manifestações artísticas. Em 1938 com a morte do pai, retornou à Bahia e retomou os estudos médicos na Faculdade de Medicina. Mudou-se para o Rio de Janeiro 1941, então capital. Voltou para Salvador para defender sua tese de doutoramento na Universidade Federal da Bahia 1952 e fez curso de pós-graduação em Patologia na Harvard University e de Biologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ambos em Boston, Massachusetts, EUA. De volta ao Brasil 1956, tornou-se docente, por concurso, de anatomia patológica na UFBA. Por sua ligação com as artes, foi indicado pela congregação da Escola de Belas Artes da mesma universidade para o ensino de História da Arte 1962. Voltou a morar na cidade do Rio de Janeiro 1963. Valladares dedicou a vida à reconstrução da história e das artes no Nordeste e na Bahia. Um dos nomes de maior respeitabilidade na historiografia e crítica de arte no Brasil, foi crítico do Jornal do Brasil e editor dos Cadernos Brasileiros.
Produções Culturais:: Presciliano Silva: um estudo biográfico e crítico (1974); Arte e Sociedade nos Cemitérios Brasileiros, em 2 volumes. Aspectos da Arte Religiosa no Brasil (1981). Rio Barroco (1978); Rio Neoclássico (1978) Nordeste Histórico e Monumental, em 4 volumes (1982-1983). The Impact of African Culture on Brazil.
Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: Documentos referentes à vida acadêmica no período do curso de Medicina.
Observações:: A empresa Odebrecht criou em 2003 um prêmio com seu nome a ser conferido anualmente a um projeto de pesquisa inédito (pesquisa histórica e de produção bibliográfica). Segundo a empresa, «o prêmio é um incentivo à historiografia do Brasil e visa enriquecer o acervo documental do País sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deva ser preservada e difundida.
Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia UFBA.
Sumário: Clarival do Prado Valladares