Mudanças entre as edições de "Antônio Maximiniano Xavier Lisbôa"
m (uma edição) |
|
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 22h46min de 9 de janeiro de 2018
Controle:: 674
Foto::
Legenda::
Nome:: Antônio Maximiniano Xavier Lisbôa
Outros Nomes::
Nome do Pai::
Nome da Mãe::
Data de Nascimento: 21 de fevereiro de 1860
Cidade de Nascimento::
Estado de Nascimento::
País de Nascimento::
Data do Óbito:: 09 de março de 1957
Cidade do Óbito::
Estado do Óbito::
País do Óbito::
Última Formação Acadêmica / Especialização::
Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia
Data de Conclusão:: 1887
Biografia:: Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Itajubenses da época anunciava seus serviços clínicos, acrescentando esta nota: "Aos pobres, grátis". Foi o primeiro médico da Santa Casa de Miséricordia, nada cobrando por seus serviços. Republicano histórico, com Luiz Dias Pereira e Julião Florêncio Meyer Júnior integrou o triunvirato que assumiu o governo provisório do município por ocasião da transição de Monarquia para República. Vereador no triênio 1895-1897. Um dos fundadores do Diretório Político-Social de Itajubá, em 01-01-1933. Era um dos sócios fundadores da Companhia Industrial Sul-Mineira e do Banco de Itajubá. Cooperou financeiramente para a instalação da iluminação elétrica da cidade e para a fundação do Ginásio de Itajubá. Com muita justiça, seu nome foi dado à Maternidade construída junto à Santa Casa; a uma rua central e a uma Escola Estadual. O primeiro retrato é de quando moço; o segundo, ja nos seus últimos tempos. Fazia parte da Academia Itajubense de Letras, onde era Patrono da Cadeira n° 07.Disponível em: http://www.oguiadeitajuba.com.br/Personalidades/pers-A/antonio-xavier-lisboa.html . Acessado em: 22 de fevereiro.
Produções Culturais::
Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: Documentos referentes à vida acadêmica no período do curso de Medicina.
Observações:: Link que solicita consulta e sugestões acerca das informações do levantamento publicado pela Faculdade de Medicina da Bahia, UFBA:http://www.fameb.ufba.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:lista-de-formados-consultas-e-sugestoes&catid=58:noticiascompletas&Itemid=157Acesso em 03 de março de 2009.
Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA. http://www.fameb.ufba.br/dmdocuments/formadosfmb1812a2007.pdf Acesso em 03 de março de 2009.
Sumário: Antônio Maximiniano Xavier Lisbôa