Mudanças entre as edições de "MEDINFOR"

De WEB SISMEDICOS
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'Criando MEDINFOR')
 
 
Linha 1: Linha 1:
Criando MEDINFOR
+
Colóquio Internacional MEDINFOR, A Medicina na Era da Informação
 +
 
 +
 
 +
em 2008 no 1º medinfor
 +
 
 +
http://www.coloquiomedinfor.ici.ufba.br/inicio.htm
 +
 
 +
 
 +
A Universidade Federal da Bahia, através da Faculdade de Medicina, do Instituto de Ciência da Informação, do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Arquivologia e Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, e a Universidade do Porto, através da Secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Informação e Comunicação, realizarão, de 14 a 17 de outubro próximo, o Colóquio Internacional “A Medicina na Era da Informação”, com participação de conferencistas nacionais e estrangeiros.
 +
 
 +
É um evento internacional em comemoração ao bicentenário da Faculdade de Medicina da Bahia e aos sessenta anos do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, marcando fecunda cooperação entre profissionais da saúde, da informação e da comunicação.
 +
 
 +
O macroobjetivo desse evento é o exercício da interdisciplinaridade nas Ciências da Informação, Comunicação e da Medicina, tendo como base a apresentação de trabalhos relacionados ao desenvolvimento das tecnologias de investigação, processamento da informação, armazenamento, análise documentária, transmissão, avaliação da informação e do conhecimento biomédicos e da gestão de dados informacionais. Pretende-se fomentar o estreitamento entre os profissionais da saúde e os da informação, na perspectiva do intercâmbio de conhecimento em gestão da informação médica, de acervos arquivísticos e de bibliotecas. Também serão objeto desse encontro as Ciências da Saúde, da Informação e Comunicação, sob o ponto de vista da bioética e da integridade científica, assim como a preservação e divulgação da memória documental das faculdades de Medicina no Brasil e em Portugal. Para tanto, serão realizadas sessões de debate sobre temas relacionados tanto às faculdades de Medicina no Brasil e em Portugal, quanto aos projetos comuns nos campos científicos de interesse do evento. Será focalizada temática na linha das tecnologias da informação e da comunicação nas suas interfaces com as atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão e relacionadas aos acervos históricos e documentais de hospitais, clínicas e centros de saúde.
 +
 
 +
Na oportunidade, serão evidenciadas pesquisas em sistemas de informação compartilhados e adotados por instituições documentais da saúde. Do mesmo modo, serão bem-vindas comunicações sobre a informação em saúde, tópicos da bioestatística e das tecnologias da informação e da comunicação em instituições médicas com eixos temáticos relacionados à Medicina, Informação e Comunicação. O evento estará voltado a reflexões em torno do resgate da memória, preservação e disseminação de acervos históricos de pessoa física e jurídica da Medicina.
 +
 
 +
 
 +
no medinfor 2 em 2011
 +
 
 +
<http://medinfor.med.up.pt/>
 +
 
 +
Vai ter lugar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de 21 a 23 de novembro de 2011, o Colóquio Internacional MEDINFOR II - "A Medicina na Era da Informação".
 +
 
 +
Organizado pela FMUP, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Universidade Federal da Bahia, o MEDINFOR II tem por objetivo central o exercício da interdisciplinaridade envolvendo a Ciência da Informação, a Medicina e outras áreas da saúde e da cultura.
 +
 
 +
"A apresentação de trabalhos académicos ou de âmbito mais profissional, num espaço de debate e de troca de ideias, permite pôr em confronto perspetivas diversas e estreitar laços entre profissionais das áreas da saúde, da informação e da cultura, não apenas de Portugal e do Brasil, mas de todas as partes e latitudes", referem os organizadores.
 +
 
 +
Os temas em destaque serão os seguintes:
 +
1. Gestão de informação nos sistemas de saúde
 +
2. Do laboratório à sociedade: a infocomunicação científica
 +
3. Do teatro anatómico às plataformas digitais
 +
4. Arquivos, bibliotecas, museus e acervos documentais de instituições da saúde e de médicos: preservação da memória.
 +
 
 +
Para mais informações sobre o MEDINFOR II consulte a página: http://medinfor.med.up.pt/.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
3 MEDINFOR  2014
 +
 
 +
MEDINFOR III
 +
“A MEDICINA NA ERA DA INFORMAÇÃO”
 +
COLÓQUIO INTERNACIONAL
 +
 +
22 a 25 de julho de 2014
 +
 +
SALVADOR - BAHIA - BRASIL
 +
 +
<http://medinfor.med.up.pt/>
 +
 +
<https://www.facebook.com/pages/Medinfor-III/387713648023195>
 +
 +
O Colóquio Internacional A Medicina na Era da Informação (Medinfor) é um evento consolidado, em razão de sua constância em uma sequência bianual, aprovada na plenária de seu primeiro exemplar.
 +
 +
Em 2014, precisamente, nos dias 22, 23, 24 e 25 de julho de 2014, o Medinfor III será realizado na Bahia, respeitando o exercício da interdisciplinaridade, como objetivo central, envolvendo a ciência da informação, a medicina e demais áreas das ciências da saúde, em debates e reflexões acerca de estudos, pesquisas de âmbito acadêmico e/ou profissional, num espaço de intercâmbio de ideias, permitindo visão em diversas perspectivas e o compartilhamento do conhecimento sobre temas que interligam as áreas em foco, realidades do Brasil, de Portugal e de outros países.
 +
 +
Nesta terceira edição, o Medinfor inaugurará o seguinte formato: a realização de um Workshop com o titulo Telemedicina e telessaúde: avanços nos últimos sete anos no Brasil e no Estado da Bahia, contando com a participação de coordenadores da Rede Rute, nacional, estadual e da Rede Telessaúde da Bahia; 4 painéis temáticos com apresentação de conferências de pesquisadores convidados do Brasil, de outros Estados e de outros Países; 6 sessões de comunicações livres aprovadas pela comissão científica do evento; para a abertura e o encerramento, foram convidados dois conferencistas, com apresentações de excelência, do Reino Unido e da Suiça. Assim programado, o Medinfor III objetiva provocar reflexões em torno de questões pulsantes e atualizadas, dispostas aos participantes, numa ambiência de intercâmbio de saberes entre ciências aparentemente díspares, e de realidades de diversificados países.
 +
 +
Neste Colóquio, serão incluídos novos pontos de relevância à gestão de informação nas organizações de saúde, incluindo aí o contexto da inclusão social na concessão de informação para a segurança da saúde, o procedimento da transferência da informação em prontuários médicos, em documentos sigilosos e o acesso à informação transformado em Lei Federal.
 +
Terão assento temas sobre o processo saúde-doença-cuidado, apontados a partir de estudos com abordagens referentes aos meios de acesso à informação. E, ainda, trabalhos com apresentação de retrospectivas históricas e inovadoras, incluindo experiências com a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação, em diálogo com os arquivos médicos tradicionais e os arquivos médicos eletrônicos.
 +
 +
Assim desenhado, o recurso das tecnologias digitais da informação e comunicação, especialmente no que toca ao ensino e à educação e sua disseminação através de plataformas digitais é outra das áreas em que as relações entre a informação mediada tecnologicamente e o conhecimento na área da saúde se cruzam e se interligam numa relação interdisciplinar. A problemática inerente à informação médica passa por diversas instâncias. Citamos alguns exemplos: o uso da informação conservada no chamado "arquivo médico" e que apresenta problemas vários, quer de organização, quer de recuperação, quer de privacidade no uso e acesso; a informação científica e técnica resultante de investigação de ponta na área das ciências da saúde, que normalmente se guarda e se difunde a partir de arquivos, bibliotecas ou centros de documentação de instituições hospitalares ou de ensino, e que é fundamental para que os profissionais de saúde se mantenham atualizados e possam ter conhecimento dos mais recentes desenvolvimentos decorrentes da investigação científica, tecnológica e de inovação; o uso de bases de dados de referências bibliográficas, de artigos, de informação médica, de documentos em imagem, estes, cada dia mais, correntes no apoio à atividade clínica. Esses e outros exemplos são uma amostra elucidativa da complexidade e da vastidão de conexões que se podem estabelecer entre a informação e a saúde, revelando a importância que possua o acesso rápido e eficiente à informação organizada à atividade dos profissionais da saúde, da informação e de pesquisadores que desenvolvem estudos teóricos, práticos, metodológicos e experimentais, ligados à áreas da saúde.
 +
 +
Como marca do exercício da mitdisciplinaridade (multi, inter e trans), nas ciências da informação e da saúde, o Medinfor, inclui, desde o primeiro exemplar realizado em Salvador, em 2008, a reconhecida importância dos debates acerca de memória, identidade e cultura. Portanto, este terceiro Colóquio, discutirá também preservação, memória, identidade e cultura, aspectos artísticos e literários, arquivos, bibliotecas, museus e acervos documentais de instituições da saúde, de médicos e de outros profissionais da saúde.
 +
 +
Ainda nesse ângulo, que os médicos, embora seja um aspecto comum a outros profissionais, vêm dispensando produções às letras, artes, filosofia, política sendo, por isso, necessário prosseguir com o levantamento das manifestações literárias, artísticas, políticas e culturais, os respectivos autores e titulares dos acervos, bem como o debate das causas e das vivências individuais de quantos teceram laços estreitos para além da ciência, deixando legado à cultura, esta, eminentemente, próxima de toda e qualquer representação que reflete valores sociais e de memória e, portanto, relacionado com resultados de estudos e pesquisas apresentados no cenário Medinfor.
 +
 +
Fazendo valer a determinação votada em plenária da assembléia do encerramento da primeira edição deste Colóquio de transformá-lo em evento bianual, retomamos a responsabilidade de implementá-lo nos dias 22, 23, 24 e 25 de julho de 2014, conservando a mesma configuração macro do evento e, desta vez, uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, como havia sido definido, repetindo o sucesso e permitindo o diálogo entre especialistas, pesquisadores, doutores, intelectuais e homens da medicina e da cultura, numa ampliação de conhecimento múltiplo de debates acerca de perspectivas diversas e de temas que interligam as áreas em foco, realidades do Brasil, de Portugal e de outros países. Nesta terceira edição, além dos convidados de Portugal, estarão presentes pesquisadores do Reino Unido e da Suíça.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
4 MEDINFOR 2017
 +
 
 +
<http://ocs.letras.up.pt/index.php/medinfor/MEDINFOR>
 +
 
 +
<https://www.facebook.com/medinforIV/>
 +
 
 +
MEDINFOR IV - A Medicina na Era da Informação
 +
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
 +
Novembro 15, 2017 – Novembro 17, 2017
 +
 
 +
O Colóquio Internacional MEDINFOR IV, A Medicina na Era da Informação, vai realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo organização conjunta da Universidade do Porto e da Universidade Federal da Bahia.
 +
 
 +
O colóquio MEDINFOR IV, tal como os anteriores, realizados alternadamente em Salvador da Bahia e no Porto, tem por objectivo central o exercício da interdisciplinaridade envolvendo a Ciência da Informação, a Medicina e outras áreas da saúde e da cultura. A apresentação de trabalhos académicos ou de âmbito mais profissional, num espaço de debate e de troca de ideias, permite pôr em confronto perspectivas diversas e estreitar laços entre académicos e profissionais das áreas da saúde, da informação e da cultura.
 +
 
 +
Os temas em destaque serão os seguintes:
 +
 
 +
1 – Gestão de Informação nos Sistemas da Saúde
 +
 
 +
A gestão de informação de qualidade é um recurso indispensável em qualquer organização e nas instituições da área da saúde esse tipo de gestão impõe-se com particular acuidade. Neste painel serão debatidos os modelos de gestão de informação administrativa, científica ou clínica que importará implementar, bem como as necessidades informacionais dos profissionais da área da saúde e como responder eficazmente a essas necessidades.
 +
 
 +
2 – Informação em Saúde e Sociedade
 +
 
 +
O maior sucesso da prevenção e dos cuidados de saúde advém do trabalho junto das diversas comunidades e do estudo das suas necessidades. Pretende-se discutir, neste painel, o papel da informação na abordagem às comunidades e as diversas estratégias utilizadas na definição dos planos de saúde e nas abordagens societais.
 +
 
 +
3 – Comunicação e Divulgação Científica
 +
 
 +
A produção de informação e conhecimento científico visa, em última instância, atingir o cidadão comum e, para isso, carece de canais de comunicação eficazes e adequados. Será analisada a melhor forma de potenciar a comunicação da informação científica, desde os centros de investigação em que é produzida, até ao público em geral que dela poderá usufruir e, ainda, os meios de comunicação e recursos tecnológicos que podem ser utilizados para uma comunicação bem sucedida.
 +
 
 +
4 - Memória, Identidade e Cultura
 +
 
 +
Debater temas relacionados com a preservação e disseminação de acervos históricos produzidos e acumulados por instituições da saúde e médicos, no seio de uma Ciência da Informação emergente, trans e interdisciplinar, requer discutir questões várias desde os estudos que tratam da mencionada dinâmica trans e interdisciplinar à revisão de abordagens dos arquivos pessoais, bibliotecas e museus, a partir do legado documental deixado por médicos que produziram para além da Medicina.

Edição atual tal como às 00h05min de 22 de dezembro de 2017

Colóquio Internacional MEDINFOR, A Medicina na Era da Informação


em 2008 no 1º medinfor

http://www.coloquiomedinfor.ici.ufba.br/inicio.htm


A Universidade Federal da Bahia, através da Faculdade de Medicina, do Instituto de Ciência da Informação, do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Arquivologia e Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, e a Universidade do Porto, através da Secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Informação e Comunicação, realizarão, de 14 a 17 de outubro próximo, o Colóquio Internacional “A Medicina na Era da Informação”, com participação de conferencistas nacionais e estrangeiros.

É um evento internacional em comemoração ao bicentenário da Faculdade de Medicina da Bahia e aos sessenta anos do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, marcando fecunda cooperação entre profissionais da saúde, da informação e da comunicação.

O macroobjetivo desse evento é o exercício da interdisciplinaridade nas Ciências da Informação, Comunicação e da Medicina, tendo como base a apresentação de trabalhos relacionados ao desenvolvimento das tecnologias de investigação, processamento da informação, armazenamento, análise documentária, transmissão, avaliação da informação e do conhecimento biomédicos e da gestão de dados informacionais. Pretende-se fomentar o estreitamento entre os profissionais da saúde e os da informação, na perspectiva do intercâmbio de conhecimento em gestão da informação médica, de acervos arquivísticos e de bibliotecas. Também serão objeto desse encontro as Ciências da Saúde, da Informação e Comunicação, sob o ponto de vista da bioética e da integridade científica, assim como a preservação e divulgação da memória documental das faculdades de Medicina no Brasil e em Portugal. Para tanto, serão realizadas sessões de debate sobre temas relacionados tanto às faculdades de Medicina no Brasil e em Portugal, quanto aos projetos comuns nos campos científicos de interesse do evento. Será focalizada temática na linha das tecnologias da informação e da comunicação nas suas interfaces com as atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão e relacionadas aos acervos históricos e documentais de hospitais, clínicas e centros de saúde.

Na oportunidade, serão evidenciadas pesquisas em sistemas de informação compartilhados e adotados por instituições documentais da saúde. Do mesmo modo, serão bem-vindas comunicações sobre a informação em saúde, tópicos da bioestatística e das tecnologias da informação e da comunicação em instituições médicas com eixos temáticos relacionados à Medicina, Informação e Comunicação. O evento estará voltado a reflexões em torno do resgate da memória, preservação e disseminação de acervos históricos de pessoa física e jurídica da Medicina.


no medinfor 2 em 2011

<http://medinfor.med.up.pt/>

Vai ter lugar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de 21 a 23 de novembro de 2011, o Colóquio Internacional MEDINFOR II - "A Medicina na Era da Informação".

Organizado pela FMUP, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Universidade Federal da Bahia, o MEDINFOR II tem por objetivo central o exercício da interdisciplinaridade envolvendo a Ciência da Informação, a Medicina e outras áreas da saúde e da cultura.

"A apresentação de trabalhos académicos ou de âmbito mais profissional, num espaço de debate e de troca de ideias, permite pôr em confronto perspetivas diversas e estreitar laços entre profissionais das áreas da saúde, da informação e da cultura, não apenas de Portugal e do Brasil, mas de todas as partes e latitudes", referem os organizadores.

Os temas em destaque serão os seguintes: 1. Gestão de informação nos sistemas de saúde 2. Do laboratório à sociedade: a infocomunicação científica 3. Do teatro anatómico às plataformas digitais 4. Arquivos, bibliotecas, museus e acervos documentais de instituições da saúde e de médicos: preservação da memória.

Para mais informações sobre o MEDINFOR II consulte a página: http://medinfor.med.up.pt/.


3 MEDINFOR 2014

MEDINFOR III “A MEDICINA NA ERA DA INFORMAÇÃO” COLÓQUIO INTERNACIONAL

22 a 25 de julho de 2014

SALVADOR - BAHIA - BRASIL

<http://medinfor.med.up.pt/>

<https://www.facebook.com/pages/Medinfor-III/387713648023195>

O Colóquio Internacional A Medicina na Era da Informação (Medinfor) é um evento consolidado, em razão de sua constância em uma sequência bianual, aprovada na plenária de seu primeiro exemplar.

Em 2014, precisamente, nos dias 22, 23, 24 e 25 de julho de 2014, o Medinfor III será realizado na Bahia, respeitando o exercício da interdisciplinaridade, como objetivo central, envolvendo a ciência da informação, a medicina e demais áreas das ciências da saúde, em debates e reflexões acerca de estudos, pesquisas de âmbito acadêmico e/ou profissional, num espaço de intercâmbio de ideias, permitindo visão em diversas perspectivas e o compartilhamento do conhecimento sobre temas que interligam as áreas em foco, realidades do Brasil, de Portugal e de outros países.

Nesta terceira edição, o Medinfor inaugurará o seguinte formato: a realização de um Workshop com o titulo Telemedicina e telessaúde: avanços nos últimos sete anos no Brasil e no Estado da Bahia, contando com a participação de coordenadores da Rede Rute, nacional, estadual e da Rede Telessaúde da Bahia; 4 painéis temáticos com apresentação de conferências de pesquisadores convidados do Brasil, de outros Estados e de outros Países; 6 sessões de comunicações livres aprovadas pela comissão científica do evento; para a abertura e o encerramento, foram convidados dois conferencistas, com apresentações de excelência, do Reino Unido e da Suiça. Assim programado, o Medinfor III objetiva provocar reflexões em torno de questões pulsantes e atualizadas, dispostas aos participantes, numa ambiência de intercâmbio de saberes entre ciências aparentemente díspares, e de realidades de diversificados países.

Neste Colóquio, serão incluídos novos pontos de relevância à gestão de informação nas organizações de saúde, incluindo aí o contexto da inclusão social na concessão de informação para a segurança da saúde, o procedimento da transferência da informação em prontuários médicos, em documentos sigilosos e o acesso à informação transformado em Lei Federal. Terão assento temas sobre o processo saúde-doença-cuidado, apontados a partir de estudos com abordagens referentes aos meios de acesso à informação. E, ainda, trabalhos com apresentação de retrospectivas históricas e inovadoras, incluindo experiências com a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação, em diálogo com os arquivos médicos tradicionais e os arquivos médicos eletrônicos.

Assim desenhado, o recurso das tecnologias digitais da informação e comunicação, especialmente no que toca ao ensino e à educação e sua disseminação através de plataformas digitais é outra das áreas em que as relações entre a informação mediada tecnologicamente e o conhecimento na área da saúde se cruzam e se interligam numa relação interdisciplinar. A problemática inerente à informação médica passa por diversas instâncias. Citamos alguns exemplos: o uso da informação conservada no chamado "arquivo médico" e que apresenta problemas vários, quer de organização, quer de recuperação, quer de privacidade no uso e acesso; a informação científica e técnica resultante de investigação de ponta na área das ciências da saúde, que normalmente se guarda e se difunde a partir de arquivos, bibliotecas ou centros de documentação de instituições hospitalares ou de ensino, e que é fundamental para que os profissionais de saúde se mantenham atualizados e possam ter conhecimento dos mais recentes desenvolvimentos decorrentes da investigação científica, tecnológica e de inovação; o uso de bases de dados de referências bibliográficas, de artigos, de informação médica, de documentos em imagem, estes, cada dia mais, correntes no apoio à atividade clínica. Esses e outros exemplos são uma amostra elucidativa da complexidade e da vastidão de conexões que se podem estabelecer entre a informação e a saúde, revelando a importância que possua o acesso rápido e eficiente à informação organizada à atividade dos profissionais da saúde, da informação e de pesquisadores que desenvolvem estudos teóricos, práticos, metodológicos e experimentais, ligados à áreas da saúde.

Como marca do exercício da mitdisciplinaridade (multi, inter e trans), nas ciências da informação e da saúde, o Medinfor, inclui, desde o primeiro exemplar realizado em Salvador, em 2008, a reconhecida importância dos debates acerca de memória, identidade e cultura. Portanto, este terceiro Colóquio, discutirá também preservação, memória, identidade e cultura, aspectos artísticos e literários, arquivos, bibliotecas, museus e acervos documentais de instituições da saúde, de médicos e de outros profissionais da saúde.

Ainda nesse ângulo, que os médicos, embora seja um aspecto comum a outros profissionais, vêm dispensando produções às letras, artes, filosofia, política sendo, por isso, necessário prosseguir com o levantamento das manifestações literárias, artísticas, políticas e culturais, os respectivos autores e titulares dos acervos, bem como o debate das causas e das vivências individuais de quantos teceram laços estreitos para além da ciência, deixando legado à cultura, esta, eminentemente, próxima de toda e qualquer representação que reflete valores sociais e de memória e, portanto, relacionado com resultados de estudos e pesquisas apresentados no cenário Medinfor.

Fazendo valer a determinação votada em plenária da assembléia do encerramento da primeira edição deste Colóquio de transformá-lo em evento bianual, retomamos a responsabilidade de implementá-lo nos dias 22, 23, 24 e 25 de julho de 2014, conservando a mesma configuração macro do evento e, desta vez, uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, como havia sido definido, repetindo o sucesso e permitindo o diálogo entre especialistas, pesquisadores, doutores, intelectuais e homens da medicina e da cultura, numa ampliação de conhecimento múltiplo de debates acerca de perspectivas diversas e de temas que interligam as áreas em foco, realidades do Brasil, de Portugal e de outros países. Nesta terceira edição, além dos convidados de Portugal, estarão presentes pesquisadores do Reino Unido e da Suíça.


4 MEDINFOR 2017

<http://ocs.letras.up.pt/index.php/medinfor/MEDINFOR>

<https://www.facebook.com/medinforIV/>

MEDINFOR IV - A Medicina na Era da Informação Faculdade de Letras da Universidade do Porto Novembro 15, 2017 – Novembro 17, 2017

O Colóquio Internacional MEDINFOR IV, A Medicina na Era da Informação, vai realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo organização conjunta da Universidade do Porto e da Universidade Federal da Bahia.

O colóquio MEDINFOR IV, tal como os anteriores, realizados alternadamente em Salvador da Bahia e no Porto, tem por objectivo central o exercício da interdisciplinaridade envolvendo a Ciência da Informação, a Medicina e outras áreas da saúde e da cultura. A apresentação de trabalhos académicos ou de âmbito mais profissional, num espaço de debate e de troca de ideias, permite pôr em confronto perspectivas diversas e estreitar laços entre académicos e profissionais das áreas da saúde, da informação e da cultura.

Os temas em destaque serão os seguintes:

1 – Gestão de Informação nos Sistemas da Saúde

A gestão de informação de qualidade é um recurso indispensável em qualquer organização e nas instituições da área da saúde esse tipo de gestão impõe-se com particular acuidade. Neste painel serão debatidos os modelos de gestão de informação administrativa, científica ou clínica que importará implementar, bem como as necessidades informacionais dos profissionais da área da saúde e como responder eficazmente a essas necessidades.

2 – Informação em Saúde e Sociedade

O maior sucesso da prevenção e dos cuidados de saúde advém do trabalho junto das diversas comunidades e do estudo das suas necessidades. Pretende-se discutir, neste painel, o papel da informação na abordagem às comunidades e as diversas estratégias utilizadas na definição dos planos de saúde e nas abordagens societais.

3 – Comunicação e Divulgação Científica

A produção de informação e conhecimento científico visa, em última instância, atingir o cidadão comum e, para isso, carece de canais de comunicação eficazes e adequados. Será analisada a melhor forma de potenciar a comunicação da informação científica, desde os centros de investigação em que é produzida, até ao público em geral que dela poderá usufruir e, ainda, os meios de comunicação e recursos tecnológicos que podem ser utilizados para uma comunicação bem sucedida.

4 - Memória, Identidade e Cultura

Debater temas relacionados com a preservação e disseminação de acervos históricos produzidos e acumulados por instituições da saúde e médicos, no seio de uma Ciência da Informação emergente, trans e interdisciplinar, requer discutir questões várias desde os estudos que tratam da mencionada dinâmica trans e interdisciplinar à revisão de abordagens dos arquivos pessoais, bibliotecas e museus, a partir do legado documental deixado por médicos que produziram para além da Medicina.