Mudanças entre as edições de "Gonçalo Moniz Sodré Aragão"

De WEB SISMEDICOS
Ir para: navegação, pesquisa
 
m (uma edição)
(Sem diferença)

Edição das 22h46min de 9 de janeiro de 2018

Controle:: 801

Foto::

Legenda::

Nome:: Gonçalo Moniz Sodré Aragão

Outros Nomes:: Gonçalo Moniz

Nome do Pai:: Egas Carlos Moniz Sodré

Nome da Mãe:: Maria Leopoldina Moniz Sodré Aragão

Data de Nascimento: 28.01.1870

Cidade de Nascimento:: Salvador

Estado de Nascimento::

País de Nascimento:: Brasil

Data do Óbito:: 01.06.1939

Cidade do Óbito:: Salvador

Estado do Óbito::

País do Óbito:: Brasil

Última Formação Acadêmica / Especialização:: Clínica Médica

Última Instituição Acadêmica da Formação::

Data de Conclusão:: 99.99.99
A data “99.99.99” não foi compreendida.

Biografia:: Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia fez o curso primário em casa com o avô e com seu pai, aluno laureado do curso de medicina, foi um cientista brilhante. Ao escrever sobre ciência, revelou-se um homem das letras, colaborando com Arlindo Fragoso na fundação da Academia de Letras da Bahia, sendo escolhido para 1º ocupante da cadeira nº 17, cujo patrono era seu avô comendador Antonio Moniz Ferraõ de Aragão. Nesta academia foi o 1º vice-presidente e algumas vezes presidente. Quando da sessão solene promovida pela Sociedade de Medicina da Bahia ao princípe da Microbiologia Luiz Pasteur, na passagem do centenário de seu nascimento, coube ao dr. Gonçalo Moniz proferir conferência sobre o maior cientista do séc. XIX. O homem da ciência, distinguido com a homenagem Honra ao Mérito, pelos médicos de 1926, trazia de berço a vocação literária. Professor catedrático da Faculdade Medicina de Bahia. Ilustrou a cadeira de fisiologia, anatomia e patologia geral. Porém, Gonçalo Moniz não era poeta, entretanto, uma vez demostrando sua cultura litéraria, a pedido de alguns parentes e amigos, em reunião familiar, sendo-lhes dado temas produziu, ele, os sonetos:

Produções Culturais:: - Memória da Faculdade de Medicina da Bahia, obra de 515 pg.- A margem 13 de maio- A sabedoria popular dos provérbios- Jardins sem sombra- Cenas da Guerra do ParaguaiTraduziu e publicou em 1931, o livro Jornadas de agonia.

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo)::

Observações:: Fonte bibliográfica: - Maria Amália de Carvalho Santos Alves. Intelectuais e escritores baianos - breves biografias. Salvador: Prefeitura Municipal do Salvador/Fundação Museu da Cidade, 1977.- Biografia: Torres, Carlos. Gonçalo Moniz Sodré Aragão. Salvdor, 1964.- Palestra sobre: "A vida e a obra de Gonçalo Moniz" por Doutora Margot Valente.

Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA.

Sumário: Gonçalo Moniz Sodré Aragão