António Manuel Bessa Paes Cardoso

De WEB SISMEDICOS
Revisão de 22h48min de 9 de janeiro de 2018 por Daniel Branco (Discussão | contribs) (uma edição)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Controle:: 1094

Foto::

Legenda::

Nome:: António Manuel Bessa Paes Cardoso

Outros Nomes::

Nome do Pai::

Nome da Mãe::

Data de Nascimento: 29.10.1933

Cidade de Nascimento:: Guarda

Estado de Nascimento::

País de Nascimento:: Portugal

Data do Óbito:: 99.99.99
A data “99.99.99” não foi compreendida.

Cidade do Óbito::

Estado do Óbito::

País do Óbito::

Última Formação Acadêmica / Especialização:: Pneumologia

Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia

Data de Conclusão:: 99.99.99
A data “99.99.99” não foi compreendida.

Biografia:: O Dr. António Manuel Bessa Paes Cardoso iniciou há mais de 30 anos a sua actividade profissional em Medicina Intensiva.Integrou um grupo de médicos que fez Escola no Intensivismo Português, dando corpo a uma das suas Unidades pioneiras, o Centro de Reanimação Respiratória do Hospital Geral de Santo António do Porto, hoje chamado Serviço de Cuidados Intensivos, onde cumpriu todos os graus da carreira hospitalar, sendo seu Director de 1994 até Março de 1998.Dada a sua formação base de Pneumologia, dedicou particular atenção à avaliação da função pulmonar, à sua aplicação à ventilação artificial e ao doente crítico, desenvolvendo múltiplos trabalhos nessa área. Foi o principal responsável pela constituição do Laboratório de Função Pulmonar do mesmo Serviço, considerado uma Unidade referência a nível nacional. Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Cuidados intensivos, tem sido um dos seus membros mais dinâmicos, integrando vários elencos directivos, sendo de destacar a Presidência da Direcção durante o triénio 1990/93.Foi durante a sua vigência que se iniciou a publicação da Revista de Medicina Intensiva e se tomou a iniciativa da constituição dos Grupos de Trabalho. Foram consolidadas as relações ibéricas constituindo-se o Comité Luso-Espanhol de Cuidados Intensivos e organizando-se na cidade do Porto a II Reunião Ibérica de Cuidados Intensivos, depois de se ter realizado a I em Madrid.São estas algumas das razões para destacarmos este intensivista de trato delicado, que marcará a história desta Sociedade Científica, merecendo o reconhecimento de todos os intensivistas Portugueses.

Produções Culturais:: Encontro com a Arte - II Exposição Arte Médica 08 a 22 de Junho de 2004:- Manequim I, fotografia, 62x53.- Manequim II, fotografia, 62x53.

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo)::

Observações:: Sítio http://www.spci.pt/SPCI_SocioHonorario.asp?Cod=1http://www.fameb.ufba.br/dmdocuments/formadosfmb1812a2007.pdfAcesso em 03 de março de 2009

Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA

Sumário: António Manuel Bessa Paes Cardoso