Augusto Pires Celestino da Costa

De WEB SISMEDICOS
Revisão de 22h45min de 9 de janeiro de 2018 por Daniel Branco (Discussão | contribs) (uma edição)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Controle:: 311

Foto::

Legenda::

Nome:: Augusto Pires Celestino da Costa

Outros Nomes:: Un Lisbonnin

Nome do Pai:: Pedro Celestino da Costa

Nome da Mãe:: Maria Luisa Amélia Pires

Data de Nascimento: 16.04.1884

Cidade de Nascimento:: Lisboa

Estado de Nascimento::

País de Nascimento:: Portugal

Data do Óbito:: 27.03.1956

Cidade do Óbito:: Lisboa

Estado do Óbito::

País do Óbito::

Última Formação Acadêmica / Especialização:: Histologista e embriologista

Última Instituição Acadêmica da Formação:: Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Data de Conclusão:: 1905

Biografia:: Formado pela Escola Médico Cirúrgica de Lisboa. Foi presidente do grupo "Amigos de Lisboa". Historiador e olissipógrafo. Professor eminente em Lisboa de Histologia. Na sua formação adquiriu experiências de investigação laboratorial na área da Histologia, sob orientação do investigador Marck Athias. Entre 1906 e 1908, aperfeiçoou os seus conhecimentos científicos em Berlim, visitando vários laboratórios universitários. De regresso a Portugal, foi docente de Histologia e de Embriologia na Faculdade de Medicina de Lisboa, da qual foi também director; foi vogal da Junta de Educação Nacional (J.E.N.) e, mais tarde, vice-presidente e presidente e, em 1936, foi o primeiro presidente do organismo que sucedeu àquela Junta, o Instituto para a Alta Cultura. Foi também vogal do Conselho Permanente para a Acção Educativa e, numa fase mais adiantada da sua vida, foi director do Instituto de Investigações Endocrinológicas agregado ao Instituto para a Alta Cultura. Para além destas funções, foi co-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais (1907), sócio fundador da Liga de Educação Nacional (1908) e sócio da Sociedade de Estudos Pedagógicos (desde 1918). Publicou alguns livros dos quais se salientam A Histologia e a Embriologia : o ensino médico em Lisboa (1925), Elementos de Embriologia (1933), O Problema da Investigação Científica em Portugal (1939) e Jean Perrin e a Organização da Investigação Científica (1943). Preocupou-se em modernizar os espaços de investigação e a organização do trabalho científico e estimulou a vocação científica de jovens portugueses, proporcionando condições para que frequentassem cursos e estágios no estrangeiro. http://www.infopedia.pt/$celestino-da-costa

Produções Culturais:: Alocução proferida na inauguração da 1ª Conferência Bienal do Grupo de Amigos de Lisboa. O aquário Vasco da Gama. A evolução de uma cidade, Lisboa, Lisboa, capital de Portugal. O ensino da Medicina através dos oito séculos da história portuguesa. Medicina e civilização britânica (conferência). O problema da investigação científica em Portugal. A universidade portuguesa e o problema de sua reforma.

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: A Biblioteca disponibiliza a seguinte obra: "O ensino médico em Lisboa: a Histologia e a Embriologia", 1925 e várias separatas de sua autoria.

Observações::

Fontes de Pesquisa::

Sumário: Augusto Pires Celestino da Costa