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CÉSAR ROMERO |
Biog |
Diplomado pela Medicina pela Universidade … Diplomado pela Medicina pela Universidade Federal da Bahia, optou pela Psiquiatria, especializando-se em Psicoterapia Individual e Grupal. É pintor, fotógrafo e crítico de arte. Em 1966, aos 16 anos transfere-se para Salvador, indo estudar no Colégio Marista e preparar-se para o vestibular de Medicina. Formou-se em Medicina, optando por psiquiatria, pela Universidade Federal da Bahia. Tornou-se artista plástico, tendo o Museu Regional de Feira de Santana, como referência. Não possuía em artes plástica formação acadêmica, sendo autodidata. A Palavra como Forma de Expressão César Romero escreve desde os 8 anos de idade pequenas historias, poemas, ideações que distribuía entre seus amigos e colegas do ensino fundamental 01, quando aluno de Antonieta Ribeiro, Maria Amália Coelho, Beatriz Carvalho e Artumira Leal Ribeiro. Foi assim no ensino fundamental 02, no Colégio Santanóplis, sob a direção do educador Áureo Filho e também no ensino médio, já em Salvador no Colégio Marista. Nunca ficava com as cópias dos escritos, talvez por não confiar na qualidade do que registrava. Há alguns anos buscou resgatar estes escritos, que por sorte sua e generosidade dos amigos, que curiosamente guardavam estes textos, recuperou 27. Cursou a Academia Rui Barbosa, o Colégio Marista em Salvador. No colégio Marista durante os anos de 1966 a 1969, em Salvador, fez parte da Academia Rui Barbosa, órgão cultural de prestígio na comunidade, com reuniões semanais. Quando apresentava trabalhos escritos sobre diversos temas com debates e leituras dramáticas. Entre outros acadêmicos da época, destacavam-se os médicos Hugo Maia Filho, Ricardo Chemas e Carlos Augusto Pereira Catão de Souza, o poeta Antonio Sampaio e o especialista em market político João Santana (Patinhas). O jornal da Academia Rui Barbosa, tinha boa tiragem e era disputado pelos alunos. Saía de um mimeógrafo a álcool, sendo distribuindo gratuitamente. Durante o período que estudou nos Marista, publicou textos sobre o cotidiano, poesias e escreveu uma peça de teatro, que foi encenada no auditório do colégio sob sua direção. A peça de apenas três personagens tinha como intérpretes Carlos Augusto Pereira Catão de Souza, Antonio Sampaio e o próprio César Romero. Começou a atuar em veículos de comunicação a partir de 1975, no Jornal da Bahia, indicado pelo crítico de arte Matilde Matos. Foi um dos responsáveis pelas colunas Especial Arte & Fatos, até 1979. Neste mesmo ano, no dia 12 de junho, passa a escrever em co-autoria a coluna Artes Plásticas até 2008. Com a reforma editorial do jornal que passou a chamar-se apenas, Correio*, assume coluna solo sobre artes visuais no dia 1º de fevereiro de 2009, que mantêm aos Domingos. São 35 anos escrevendo ininterruptamente na imprensa baiana sobre arte, com trabalhos cobrindo manifestações artísticas a nível local, nacional e internacional. Talvez seja um esforço provavelmente sem igual em nosso país, de divulgação da arte brasileira. Ainda escreveu na revista Slogan, uma publicação da Graphi-News Editora, Publicações e Promoções Ltda, com editoria de Geraldo Lemos nos anos de 1983 e 1984. Para a televisão, participou do programa de variedades PONTO 5, apresentado por Nilza Barude na TV Itapoan, sempre às segundas-feiras, 13h, durante os anos de 1979 a 1981. Entre os colaboradores específicos do programa, que era exibido de segunda a sexta-feira: Jacques de Beauvoir, Ney Galvão, Cristina Barude, Ana Maria Guedes, Virgínio Loureiro, Cláudio Magnavita e Paulo Gaudenzi. Na TV Educativa, também fez parte do quadro de colaboradores no programa TV Revista, apresentado por Nilza Barude com a direção de Álvaro Guimarães no final dos anos 80. Sua área de atuação era artes visuais. Como crítica de arte Um Ramo da Literatura César Romero foi admitido, em 1980, como crítico de arte pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) com sede em São Paulo, por avaliação de trabalhos teóricos, através das indicações dos críticos e escritos Walmir Ayala e José Roberto Teixeira Leite. Ano seguinte é admitido na Association Internationale Des Critiques D´Art (AICA)- Ong reconhecida pela Unesco com sede a 32 Rue YvesToudic75010Paris França. Ambas as credenciais dão status de imprensa, quando em suas carteiras de associados está escrito: Press, Presse, Prensa, facilitando acesso a museus, livros de tombo, reuniões de imprensa e possibilidade de escrever em jornais e revistas de nível nacional e internacional. A crítica de arte em sua maior extensão se dá pela palavra escrita enquanto efeito, através de textos em catálogos, livros, revistas e jornais, com o objetivo de envolver o público num ritual de ideações e percepções, buscando a formação de um pensar reflexivo. Publicou cerca de 800 artigos sobre artes plásticas e cerca de 200 textos de apresentações em catálogos. Prefaciou ou analisou livros de poesias e contos, destacando-se textos para Solange Berard Chalita (Maceió), Irma Amorim (Feira de Santana), Hermes Filho (Salvador) e Geraldo Edson de Andrade (Rio de Janeiro). Participou com textos buscando estratégias de comunicabilidade na XVIII e XIX Bienal Internacional de São Paulo em 1985 e 1987, que teve curadoria do crítico de arte Sheila Leirner. Também na Vº Congresso Nacional da ABPA- Associação Brasileira de Pesquisadores em Arte (São Paulo) e em Às Portas do Mundo - Pluralidade na Lusofonia Palácio D. Manuel Évora Portugal. Por BRamante, César Romero recebeu o Prêmio Mario Pedrosa destinado a artista contemporâneo, pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 2008, resultado desta exposição no ano anterior no Museu Brasileiro da Escultura MUBE em São Paulo. O Prêmio Mario Pedrosa é a maior distinção anual dada a um artista brasileiro por especialistas de todo país. Sobre as obras que compõem BRamante, César Romero revela: minhas coisas são pensadas, ruminadas à exaustão. Estas pinturas são ondas de um mesmo oceano. São claramente saídas de um mesmo pintor. Trago novos símbolos, novas cores, novas texturizações, novos ajustes. As cores mereceram um cuidado exaustivo, procurei encontrar novas potencialidades cromáticas, possibilidades de combinações, ajustes, entonações, claro-escuro, texturas e transparências. Eu sempre separei cor e tema, o que faço é buscar integrá-los numa síntese lógica. No fundo sou um colorista, vivo a cor, afirma o artista. Dono de um humor refinado, ele dispara: Trabalhei anos para pensar e executar este trabalho. Ganhei uma dor de coluna crônica e um prazer indizível. A expressão Bramante, que dá nome à mostra, pode ser lida de três maneiras: BRamante, amante do Brasil, tecido onde busca revelar bens culturais de raiz brasileira e BRamante do verbo bramar, ser um bramador da essência do povo brasileiro. A expo busca o encanto da humanidade, mistura de raças, regiões e especialmente pesquisa da cor. Além das quarenta pinturas inéditas, para esta exposição no Palacete das Artes Rodin Bahia, César Romero acrescentou novos elementos: dez tótens, sessenta pequenos recortes de símbolos de estrutura escultóricas, duas portas de madeira em homenagem a célebre Porta do Inferno de Auguste Rodin encomendada em 1880. As portas são interpretações sutis, quando o artista baiano usa sua iconografia em vazados, contrastando com a robustez do trabalho do escultor francês que extraiu temas da Divina Comédia de Dante. As portas de César Romero trazem 32 símbolos vazados com 25 cm cada. As telas são em grandes dimensões, mudando assim a escala, as pinceladas e os espaços. Meticuloso, detalhista, seu trabalho tem uma história de coletividade e alma nacional. O tema, o assunto, está resolvido, a cor hoje passa a ser seu maior interesse. A cor já lhe é um elemento autônomo. Cria possibilidades que não são muito usuais. Sua cor faz parte de sua herança tropical, baiana e nordestina. A cor o localiza. César Romero é observador compulsivo da luz e suas consequências. Minhas pinturas são feitas com alma, têm o mesmo DNA, conta o artista. Motivos não faltam para celebrar a carreira artística bem estruturada de César Romero. Em seus 40 anos como artista plástico, ele participou de mais de 400 coletivas e 47 individuais no Brasil. No exterior, teve 50 coletivas e 8 individuais. Sua fortuna crítica conta com 105 textos de avaliação de críticos de arte, historiadores e especialistas brasileiros e estrangeiros. Trabalhos seus foram integrados em projetos de decoração e cenário para 25 novelas e alguns especiais da Rede Globo de Televisão. Em dezembro do ano passado, recebeu da Câmara Municipal da Cidade do Salvador o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, nos termos da Resolução nº 1.879/08 por unanimidade, indicação do Vereador Alfredo Mangueira. Crítico de arte é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) sendo eleito Vice-Presidente Regional Norte/Nordeste para duas gestões, (2006 2009) e (2009 2012). A ABCA foi criada em 1949 e é ligada à Associação Internacional de Críticos de Arte, ONG reconhecida pela UNESCO com sede em Paris. César Romero é também membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo, sendo diretor cultural da entidade. O artista já mostrou seu trabalho em cidades como Barcelona, Berlim, Bilbao, Buenos Aires, Coimbra, Düsseldorf, Lisboa, Los Angeles, Madrid, New York, Paris, Porto, Punta Del Este, San Francisco, Santiago,Washington, Bordeaux, Macau, dentre muitas outras por todos os continentes. Fez parte dos principais Salões Oficiais realizados no Brasil. Conquistaram 37 prêmios de pintura, quatro de fotografia, quatro Salas Especiais. Possui trabalhos em 45 museus brasileiros e estrangeiros, inúmeras referências nacionais e internacionais sobre suas obras em livros, dicionários, revistas e jornais. Curadoria em vários estados brasileiros, países lusófonos e Espanha. Vive trabalha em Salvador desde 1966. Prêmios - Premiação Nacional e Membro de Academias por Trabalhos Teóricos - Em 2005 recebeu o Prêmio Gonzaga Duque destinado a crítico associado por atuação durante o ano de 2004 - da Associação Brasileira de Críticos de Arte São Paulo.- César Romero ainda é Acadêmico de Mérito da Academia Portuguesa de Ex-Líbris Lisboa Portugal (2008), Membro do Instituto Preste João Lisboa Portugal (2002) e Acadêmico Estrangeiro da Academia de Letras e Artes de Portugal Monte Estoril Lisboa Portugal. rtugal Monte Estoril Lisboa Portugal. +
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Cidnasc | Feira de Santana + |
Controle | 842 + |
Dtconc | 1974 + |
Dtnasc | 1950 + |
Fontpesq | Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA. + |
Nome | CÉSAR ROMERO + |
Obs | http://www.fameb.ufba.br/dmdocuments/formadosfmb1812a2007.pdfAcesso em 03 de março de 2009E-mail crc.romero@hotmail.comFonesJornal do Povo - Feira de SantanaTel: (71) 3245 8863 / 9987- 9223 + |
Paisnasc | Brasil + |
Prodcult |
- Em 2006 publicou dois livros: Bahia Ne … - Em 2006 publicou dois livros: Bahia Negras Raízes, sobre 4 interpretações escultóricas dos artistas Rubem Valentim, Agnaldo dos Santos, Mestre Didi e Juarez Paraíso. Também Carl Brusell Um Artista da Forma e da Cor quando analisou o processo criativo e a obra do artista baiano nascido em 1915. Ambos editados pela Expoart. - Colaborou em livros com capítulos, analisando aspectos do trabalho de artistas como A Obra de Juarez Paraíso(2006) edição da Idea Design, + 100 Artistas Plásticos da Bahia (2001) pelo Omar G. Produções e Artes Gráficas Ltda e Gordas de Eliana Kertész (2004), editora CorrupioExposição itinerante comemorativa - As comemorações pelos 40 anos de arte de César Romero começaram em Lisboa (Portugal) e depois de percorrerem salas expositivas internacionais e nacionais, finalmente, aportam em Salvador. BRamante foi vista na Escudeiro Galeria de Arte em Lisboa, Portugal; na Casa do Brasil em Madri, Espanha (2007), e na Arenal Galeria de Arte em Sevilha, Espanha(2007). - No Brasil, já passou pelo Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro (2006); Patrícia Costa - Galeria de Arte, Rio de Janeiro (2006);- Rarebit Galeria de Arte, São Paulo (2006); - Museu Brasileiro da Escultura MUBE , São Paulo (2007); - Museu Regional de Artes, Feira de Santana (2007); - Galeria Arte Plural, Recife (2008); - Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, Natal (2008); - Galeria Archidy Picado, João Pessoa (2008); -Fundação Pierre Chalita, Maceió(2008); - Galeria Jenner Augusto Sociedade Semear, Aracaju (2009) e agora em 2010 no Palacete das Artes Museu Rodin, de 05 de Novembro a 05 de dezembro. Em 2011, a exposição deve ser vista em Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Paris, Berlim e Santiago do Chile Goiânia, Paris, Berlim e Santiago do Chile +
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Ultformaacadespec | Psiquiatria + |
Ultinstacadforma | Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia + |
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Categorias | Medicos |
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01:47:05, 10 janeiro 2018 + |
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