Navegar pelo wiki

Ir para: navegação, pesquisa
Joaquim Guilherme Gomes Coelho (pseud.) - Júlio Diniz
Biog Licenciado pela Universidade do Porto, ond
Licenciado pela Universidade do Porto, onde também foi professor. Data de 1856, ano em que começa os seus estudos na Escola Médico-Cirúrgico do Porto. Mas foi principalmente à literatura que dedicou a maior parte da sua curta vida. Utilizou vários pseudônimos, sendo Júlio Dinis o principal e o que o tornou mais conhecido. É por muitos considerados como um escritor de transição entre o fim do Romantismo e o princípio do Realismo. Embora tenha escrito poesia e teatro, notabilizou-se principalmente como romancista. Adotou os pseudônimos: Júlio Dinis e Diana de Avellada. Sofria de tuberculose, e devido a essa doença foi viver para zonas rurais como a Madeira e Ovar, onde tomou conhecimento da vida das gentes do campo, principal tema da sua obra, onde demonstrava uma grande preocupação pela descrição realista das aldeias e das pessoas, assim como dos seus problemas sociais. Sobre a sua passagem pela zona rural de Ovar existe muita controvérsia, pois estudiosos (Dra. Maria José Ramos e outros) indicam que a sua estadia terá sido em Grijó, que pertence a Vila Nova de Gaia, o que se coaduna em termos geográficos com as diversas referências implícitas nas suas várias obras, especialmente em A Morgadinha dos Canaviais e As Pupilas do Senhor Reitor. Nesta vila de Grijó encontram-se várias placas alusivas à sua vida nesta terra, nomeadamente na Quinta do Mosteiro e na Quinta da Fábrica, no lugar do Loureiro. Morreu, aos 31 anos vítima da tuberculose, tal como sua mãe e os seus dois irmãos. Em 71 localidades de Portugal possuem uma artéria com o nome de Júlio Dinis (Escola Júlio Dinis de Ovar) Maternidade de Júlio Dinis - Instituição hospitalar no Porto, dedicada à prestação de cuidados de saúde à mulher e à criança. O ingênuo otimismo do autor faz-nos hoje sorrir, fazem-nos hoje sorrir os finais felizes dos seus romances. Todavia, o que alguém chamou o intenso “desejo de encontrar” do autor é uma das causas do fascínio que a sua obra tem exercido sobre várias gerações de leitores. Se a solução encontrada por Júlio Dinis para os conflitos que a avassalavam o mundo seu contemporâneo é romântica, utópica e otimista e não foi confirmado pelas forças da História, esse fato não invalida a parte de verdade humana e social da sua obra, assim como o seu forte contributo para a criação do romance moderno entre nós.
ra a criação do romance moderno entre nós.  +
Cidnasc Porto  +
Cidobito Porto  +
Controle 3  +
Dtconc 1861  +
Dtnasc novembro 14, 1839  +
Dtobito dezembro 9, 1871  +
Fontpesq Catálogos e inventários.  +
Instcust Na Biblioteca da Faculdade de Medicina da
Na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, encontra-se a seguinte documentação de e sobre Júlio Dinis: sua tese de licenciatura, manuscrita e impressa; uma edição facsimilada da tese impressa, publicada em 2005 pela Reitoria da Universidade do Porto; Júlio Dinis preocupava-se com questões ligadas às mulheres. Por esse motivo, a maternidade do Porto leva o seu nome, como homenagem da cidade. No centenário, em 1925, da Escola-Médica uma comissão que pretendia levantar um monumento a Júlio Dinis, em frente ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e a Maternidade, dada a fraca Assistência maternal de então. Umas senhoras da cidade do Porto fizeram uma subscrição. Temos o livro com registros dos donativos realizados na altura; medalhas de Júlio Dinis pela Maternidade em 1926; postais com o seu rosto; diplomas de Júlio Dinis da Academia polytecnica; prémio da Escola Médico-Cirúrgica; diploma que lhe confere a habilitação de exercer Cirurgia e Medicina; dois volumes de Egas Moniz, obra que comenta toda a produção de Júlio Dinis; do acervo particular de Júlio Dinis a biblioteca tem seus livros, inéditos e esparsos – Uma Família inglesa, Os fidalgos da casa mourisca, poesias e as Pupilas do Senhor Reitor; no átrio da Aula Magna existe um grande quadro a óleo de Júlio Dinis. Publicações de sua autoria, desde obras de literatura a estudos da área da Medicina, como por exemplo a seguinte produção: "Da importância dos estudos meteorológicos para a Medicina e especialmente de suas aplicações ao ramo operatório", Fac-simile da edição: Porto, Typographia de Sebastião José Pereira, 1861. . Cartas e esboços literários.Núcleo Museológico de Arada. Desde a desactivação do Museu Júlio Dinis, o acervo do escritor que constituía o referido Museu encontra-se depositado no Núcleo Museológico de Arada, constituído em sua maioria por mobiliário, cerâmica, peças têxteis, trajos (réplicas), utensílios de cozinha, algumas alfaias tradicionais ligadas à tecelagem e à confecção do pão, medalhas comemorativas da morte de Júlio Dinis, alguns livros e objetos pessoais. Biblioteca Dinisiana do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense. Nessa Biblioteca, a coleção é constituída por manuscritos, fac-símiles, primeiras edições do autor e livros pessoais por ele autografados; edições das obras até à data da publicação; estudos monográficos e análise literária, desenhos, periódicos, vídeos; documentos sobre a vida e obra literária do escritor; fotografias da casa e do ambiente local na cidade de Ovar, do escritor, dos familiares, e da população; peças soltas com referências a Júlio Dinis e sua produção literária.
as a Júlio Dinis e sua produção literária.  +
Nome Joaquim Guilherme Gomes Coelho +
Nomemae Ana Constança Potter  +
Nomepai José Joaquim Gomes Coelho  +
Obs http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%Balio_Dinis. MACHADO, Álvaro Manuel. (Org.) Dicionário de literatura portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996. p.161.  +
Outrosnomes Júlio Diniz / Diana de Avelleda  +
Paisnasc Portugal  +
Paisobito Portugal  +
Prodcult As Pupilas do Senhor Reitor (1867). Uma fl
As Pupilas do Senhor Reitor (1867). Uma flor entre o gelo. A Morgadinha dos Canaviais (1868). Uma Família Inglesa (1868). Serões da Província (1870). Os Fidalgos da Casa Mourisca (1871). Poesias (1873). Inéditos e Dispersos (1910). Teatro Inédito (1946-1947) – As duas cartas; Um Rei popular; O casamento da Condessa de Vila Maior; O último baile do Dr. José Cunha; Um segredo de família; A educanda de Odivelas. Cartas e esboços literários. Inéditos e esparsos.
e esboços literários. Inéditos e esparsos.  +
Ultinstacadforma Biblioteca da Faculdade de Medicina da Un
Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do PortoBiblioteca Nacional de PortugalBiblioteca Pública Municipal do Porto Núcleo Museológico de Arada; Biblioteca Dinisiana do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense ; Biblioteca
lio Dinis – Uma Casa Ovarense ; Biblioteca  +
Has query
"Has query" is a predefined property that represents meta information (in form of a subobject) about individual queries and is provided by Semantic MediaWiki.
Joaquim Guilherme Gomes Coelho (pseud.) - Júlio Diniz +
Categorias Medicos
Modification date
"Modification date" is a predefined property that corresponds to the date of the last modification of a subject and is provided by Semantic MediaWiki.
12:03:47, 9 janeiro 2018  +
ocultar propriedades que apontem para cá 
  Nenhuma propriedade aponta para esta página.
 
Introduza o nome da página a partir da qual deseja começar a navegar.