Busca por propriedade
Esta página fornece uma simples interface de navegação para encontrar entidades descritas por uma propriedade e um determinado valor. Outras interfaces de busca disponíveis incluem a página de busca por propriedade e o construtor de consultas.
Lista de resultados
- Alberto Moreira da Rocha Brito + (Licenciado pela Universidade de Coimbra. Historiador da Medicina, escritor e poeta.)
- José Maria Grande + (Licenciado pela Universidade de Combra. Médico e publicista)
- Joaquim Guilherme Gomes Coelho (pseud.) - Júlio Diniz + (Licenciado pela Universidade do Porto, ond … Licenciado pela Universidade do Porto, onde também foi professor. Data de 1856, ano em que começa os seus estudos na Escola Médico-Cirúrgico do Porto. Mas foi principalmente à literatura que dedicou a maior parte da sua curta vida. Utilizou vários pseudônimos, sendo Júlio Dinis o principal e o que o tornou mais conhecido. É por muitos considerados como um escritor de transição entre o fim do Romantismo e o princípio do Realismo. Embora tenha escrito poesia e teatro, notabilizou-se principalmente como romancista. Adotou os pseudônimos: Júlio Dinis e Diana de Avellada. Sofria de tuberculose, e devido a essa doença foi viver para zonas rurais como a Madeira e Ovar, onde tomou conhecimento da vida das gentes do campo, principal tema da sua obra, onde demonstrava uma grande preocupação pela descrição realista das aldeias e das pessoas, assim como dos seus problemas sociais. Sobre a sua passagem pela zona rural de Ovar existe muita controvérsia, pois estudiosos (Dra. Maria José Ramos e outros) indicam que a sua estadia terá sido em Grijó, que pertence a Vila Nova de Gaia, o que se coaduna em termos geográficos com as diversas referências implícitas nas suas várias obras, especialmente em A Morgadinha dos Canaviais e As Pupilas do Senhor Reitor. Nesta vila de Grijó encontram-se várias placas alusivas à sua vida nesta terra, nomeadamente na Quinta do Mosteiro e na Quinta da Fábrica, no lugar do Loureiro. Morreu, aos 31 anos vítima da tuberculose, tal como sua mãe e os seus dois irmãos. Em 71 localidades de Portugal possuem uma artéria com o nome de Júlio Dinis (Escola Júlio Dinis de Ovar) Maternidade de Júlio Dinis - Instituição hospitalar no Porto, dedicada à prestação de cuidados de saúde à mulher e à criança. O ingênuo otimismo do autor faz-nos hoje sorrir, fazem-nos hoje sorrir os finais felizes dos seus romances. Todavia, o que alguém chamou o intenso desejo de encontrar do autor é uma das causas do fascínio que a sua obra tem exercido sobre várias gerações de leitores. Se a solução encontrada por Júlio Dinis para os conflitos que a avassalavam o mundo seu contemporâneo é romântica, utópica e otimista e não foi confirmado pelas forças da História, esse fato não invalida a parte de verdade humana e social da sua obra, assim como o seu forte contributo para a criação do romance moderno entre nós.ra a criação do romance moderno entre nós.)
- Pedro Augusto Dias + (Licenciado pela Universidade do Porto.)
- Carlos Manuel Teixeira Soares de Sousa + (Licenciado pela Universidade do Porto. Colaborou no jornal "O prelúdio" com poemas, crônicas e contos.)
- Joaquim Pedro Vitorino Ribeiro + (Licenciado pela Universidade do Porto. Amante de história, etnografia, historiógrafo, crítico de arte e arqueólogo.)
- António Augusto Esteves Mendes Correia + (Licenciado pela Universidade do Porto. Arqueólogo e escritor. Vereador da Câmara do Porto de 1936 a 1942. Deputado salazarista.)
- Alberto Augusto de Sousa + (Licenciado pela Universidade do Porto. Artista plástico.)
- Luís Manuel Cabral Adão + (Licenciado pela Universidade do Porto. Colaboração na imprensa regional. Poeta, contista.)
- José Augusto Vieira + (Licenciado pela Universidade do Porto. Cirurgião-militar. Prosador.)
- Luiz Xavier Barbosa da Costa + (Licenciado pela Universidade do Porto. Crítico de arte.)
- António Patrício + (Licenciado pela Universidade do Porto. Dip … Licenciado pela Universidade do Porto. Diplomata. Poeta, Dramaturgo.Oriundo da média burguesia portuense, frequentou a Escola Naval, em Lisboa, para finalmente se formar em Medicina na capital nortenha. No entanto, foi muito diferente a profissão que seguiu. Tinha já alcançado grande prestígio literário quando, com a proclamação da República, seguiu para a Corunha como cônsul de Portugal. Aí se notabilizou, impedindo o envio de armas que viria alimentar a revolta monárquca de Chaves. Foi cônsul em Cantão, Manaus, Bremen, Atenas e Istambul, ministro em Caracas, na Venezuela; enviado a Londres, em missão especial. Morreu a caminho de Pequim, onde ia tomar posse como ministro. MACHADO, Álvaro Manuel. Org. Dicionário de literatura portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996. p. 366-367.boa: Editorial Presença, 1996. p. 366-367.)
- João António de Pina Gonçalves + (Licenciado pela Universidade do Porto. Dramaturgo.)
- António Augusto Mesquita Mendes Moreira + (Licenciado pela Universidade do Porto. Em 1990, com "Vida de médico", conquistou uma menção honrosa relativa ao Prêmio Fialho de Almeida, da SOPEAM. Prosador.)
- João Maria de Araújo Correia + (Licenciado pela Universidade do Porto. Esc … Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor e contista, tendo exercido como médico nas aldeias do Douro. Notabilizou-se como contista, sendo justamente considerado o maior contista português. Sofreu influências de Júlio Dinis, Camilo Castelo Branco e Trindade Coelho. Exerceu, ao contrário de outros escritores, longa e dedicadamente a sua profissão, a qual deu um belo testemunho na conferência Depoimento de João Semana sobre a Vida Clínica da Aldeia, 1944. Foi o médico que estimulou muitas vezes o escritor, com casos e figuras depois tratados nos seus contos. João de Araújo é, sobretudo, contista, da família espiritual de Trindade Coelho, reconhecidamente um dos seus autores, pela apurada sensibilidade que fere uma nota cordial nas situações mais ásperas da vida. Como a Júlio Dinis, podia aplicar-se a João de Araújo Correia a expressão de leve, porque não faz gala em ser duro e em turvar a limpidez da sua prosa. Camilianista no melhor sentido da palavra na fidelidade ao casticismo da linguagem , não imitou a truculência do mestre, a quem dedicou a gostosa miscelânea Uma sombra picada das bexigas (1973). A polémica de João Araújo Correia não se exerceu ad hominem, por imperativo da fatalidade do temperamento, mas na crítica, não raro risonha (como a de Ramalho, outro dos seus autores), aos males que afligem o idioma, a paisagem, a arquitectura, a culinária, as relações humanas. Nos seus artigos e crónicas, muitas vezes de geografia literária, reconhece-se ainda, na valorização do património cultural do país real, a lição de Garrett. Absorvido pela profissão exercida sempre no país vinhateiro a região duriense -, afastado dos meios literários, a obra de João Araújo Correia deve-se a uma vocação invencível e a uma força de vontade inquebrantável. Saudado por alguns dos seus pares por exemplo, Aquilino como um mestre, distinguido por um ou outro prémio, uma ou outra homenagem, João Araújo Correia espera, porém, que seja proclamado um dos nossos maiores contistas e um dos nossos mais puros prosadores, na grande tradição literária de Oitocentos. Dicionário de literatura portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996. p.142.. Lisboa: Editorial Presença, 1996. p.142.)
- António Barbedo de Oliveira + (Licenciado pela Universidade do Porto. Em 1974 foi-lhe atribuído pela SOPEM o Prêmio Revelação de Poesia. (Representado nas Antologias poesia 70 e poesia 71). Poeta.)
- Manuel Laranjeira + (Licenciado pela Universidade do Porto. Esc … Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor e crítico. De uma família modesta, é graças à herança recebida depois da morte de um tio brasileiro que Manuel Laranjeira prossegue estudos e consegue formar-se em Medicina. Dedica-se desde novo à poesia e ao teatro, colaborando em diversas publicações periódicas, como a Revista Nova, A Arte e O Norte. Viaja entretanto até Madrid, visitando o Museu do Prado e mostra interessa em fixar-se em Paris onde se encontrava o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, seu amigo. Em 1908 conhece Miguel de Unamuno na cidade de Espinho, passando a com ele trocar correspondência. Troca também correspondência com João de Barros, António Patrício, Afonso Lopes Vieira, entre outros. Em 1912, desesperado com a doença (uma sífilis nervosa), suicida-se com um tiro na cabeça.ervosa), suicida-se com um tiro na cabeça.)
- Joaquim Maria Pacheco Neves + (Licenciado pela Universidade do Porto. Esc … Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor. Histórias de pobres, Prêmio Ricardo Malheiros, da Academia das Ciências de Lisboa; Histórias do desespero, Prêmio Fialho de Almeida, da SOPEM; A lenda da Berengária, Prêmio Marcelino Mesquita, da SOPEM (ex-aequo); Fanny, Prêmio CITAP, Amadora, 1986 e Prêmio Marcelino Mesquita, da SOPEM; Marylin, Prêmio Marcelino Mesquita, da SOPEM, 1992.Prêmio Marcelino Mesquita, da SOPEM, 1992.)
- Vasco José Barata de Victória Godinho Riobom + (Licenciado pela Universidade do Porto. Ensaista e dramaturgo.)
- Augusto Taborda de Vasconcelos + (Licenciado pela Universidade do Porto. Ensaista.)
- Ricardo Maria Nogueira Souto + (Licenciado pela Universidade do Porto. Ensaista.)
- Mário Augusto Cardia Pires + (Licenciado pela Universidade do Porto. Ensaista.)
- José Maria Borges Guedes + (Licenciado pela Universidade do Porto. Ensaista.)
- Raul Guimarães Lopes + (Licenciado pela Universidade do Porto. Ensaista.)
- Arnaldo Cândido Veiga Pires + (Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor e conferencista.)
- Fernando de Castro Pires de Lima + (Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor e etnógrafo.)
- Ricardo D'Almeida Jorge + (Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor e polemista.)
- Ernâni Barbosa + (Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor.)
- Joaquim Alberto Pires de Lima + (Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor.)
- João Monteiro de Meira + (Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor.)
- Ângelo Alves de Sousa Vaz + (Licenciado pela Universidade do Porto. Escritor.)
- Alexandre Lima Carneiro + (Licenciado pela Universidade do Porto. Etnografista.)
- José Cardoso Pereira de Melo Leite de Vasconcelos + (Licenciado pela Universidade do Porto. Etnólogo e filólogo.)
- António Emílio Magalhães + (Licenciado pela Universidade do Porto. Fundador da "Liga de profilaxia social" em 1924. Conferencista.)
- Augusto Cesário de Vasconcelos Abreu + (Licenciado pela Universidade do Porto. Fundou a Revista Portuguesa de Terapêutica Homeopática. Escritor.)
- José Inês Louro + (Licenciado pela Universidade do Porto. Filósofo e escritor.)
- Maximiano Augusto d'Oliveira Lemos + (Licenciado pela Universidade do Porto. Historiador da Medicina e publicista.)
- Rolando Van Zeller + (Licenciado pela Universidade do Porto. Historiador de arte.)
- José Maria de Queirós Velozo + (Licenciado pela Universidade do Porto. Historiador.)
- Almerindo Lessa + (Licenciado pela Universidade do Porto. Jornalista, publicista e conferencista.)
- Eduardo Augusto Pereira Pimenta + (Licenciado pela Universidade do Porto. Jornalista.)
- Henrique Antero de Sousa Maia + (Licenciado pela Universidade do Porto. Médico Naval. Foi fundador e 1º administrador da Companhia de Pedras Salgadas, que explora as nascentes termais. Publicista e tradutor.)
- Germano Coutinho Campos Monteiro + (Licenciado pela Universidade do Porto. Médico Militar. Romancista.)
- José Alfredo Mendes de Magalhães + (Licenciado pela Universidade do Porto. Orador, político, jornalista.)
- Cláudio Felipe de Oliveira Bastos + (Licenciado pela Universidade do Porto. Prefaciou e anotou uma edição de "Os Lusíadas". Etnógrafo e publicista.)
- Armando Oliveira Moreno + (Licenciado pela Universidade do Porto. Prêmio revelação de teatro SOPEAM, 1935. Prêmio Ensaio SOPEAM, 1987. Prosador e ensaista.)
- Luís José de Pina Guimarães + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poe … Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta e historiador da Medicina. Doutorou-se na mesma Faculdade em 1930. Reconduzido no cargo de Professor Auxiliar do IV Grupo (1936), passou a catedrático de História da Medicina e Deontologia Profissional em 1944. A sua actividade docente e de investigação científica versou a Anatomia e Antropologia Física, a Medicina Legal, a Psicologia e a Psiquiatria, mas fundamentalmente a História da Medicina e a Deontologia Profissional. Publicou algumas centenas de trabalhos inéditos. Fundou ou activou Sociedades Médicas e Centros de investigação de inegável valor para o progresso científico nacional. Foi o primeiro director da Faculdade de Letras (1961-66), Provedor da Santa Casa da Misericórdia (1953-55), Vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Porto (1935-37), Presidente da Câmara Municipal do Porto (1945-49), Vice-Presidente do Conselho Regional da Ordem dos Médicos (1942-44), Deputado à Assembleia Nacional (1938-46), entre outros. Reconhecido o seu mérito por estudiosos nacionais e estrangeiros, grangeou elevadas distinções. Luís José de Pina Guimarães funda o Museu de História da Medicina Maximiano Lemos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1933, dirige, coordena e organiza a sua transferência em 1959/60 para as nossas instalações no novo edifício na Asprela.s instalações no novo edifício na Asprela.)
- Abílio Adriano de Campos Monteiro + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poe … Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta, romancista e dramaturgo. A sua actividade de escritor foi intensa e variada. Para além de mais de três dezenas de títulos em livro, escreveu cerca de uma centena de prefácios e inúmeras crónicas na imprensa, quer em jornais de âmbito regional, quer nacional. Merecem destaque as saborosas crónicas (Campos Monteiro tinha uma pronunciada costela de humorista) publicadas no Jornal de Notícias, que seriam reunidas num volume intitulado A Oito Dias de Vista. Não só colaborou na imprensa como fundou algumas publicações. Ocupou-se também na tradução de diversos originais franceses e espanhóis.diversos originais franceses e espanhóis.)
- Samuel Tavares Maia + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta e autor teatral.)
- Artur da Cunha Araújo + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta e autor teatral.)
- Augusto José Sobrinho Barata da Rocha + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta e escultor.)
- Jacinto Adriano Ferreira Alves de Magalhães + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta e prosador.)
- Hernani Bastos Monteiro + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta.)
- Francisco Silvio Marques Caldas + (Licenciado pela Universidade do Porto. Poeta.)