Abílio César Borges

De WEB SISMEDICOS
Ir para: navegação, pesquisa

Controle:: 593

Foto::

Legenda::

Nome:: Abílio César Borges

Outros Nomes:: Barão de Macaúbas

Nome do Pai:: Miguel Borges de Carvalho

Nome da Mãe:: Mafalda Maria da Paixão

Data de Nascimento: 1824/09/09

Cidade de Nascimento:: antiga vila de Minas do Rio de Contas

Estado de Nascimento:: Bahia

País de Nascimento:: Brasil

Data do Óbito:: 1891/01/17

Cidade do Óbito:: Rio de Janeiro

Estado do Óbito:: Rio de Janeiro

País do Óbito:: Brasil

Última Formação Acadêmica / Especialização::

Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia

Data de Conclusão:: 1847

Biografia:: Pedagogo e médico, Abílio César Borges nasceu em 9 de setembro de 1824, na antiga vila de Minas do Rio de Contas (Bahia), filho de Miguel Borges de Carvalho e Mafalda Maria da Paixão. Em 1841, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, cujas aulas freqüentou até o 5º ano. Transferiu-se no 6º ano para Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde formou-se, em 1847. Ao retornar à Bahia em 1848, entregou-se ao magistério. Em 1845 fundou o Instituto Literário da Bahia, agremiação literária que reunia as mais expressivas personalidades da literatura baiana da época. Realizou viagens à Europa a fim de aperfeiçoar seus métodos e conhecimentos pedagógicos. No ano de 1858 fundou em Salvador, o Ginásio Baiano, responsável pela formação Ruy Barbosa, Castro Alves, Sátyro Dias, Aristides Milton, Souza Pitanga, Alves de Carvalhal e outros. Em 1871 mudou-se para o Rio de Janeiro, fundando ali o Colégio Abílio. Graças à fama alcançada por esta instituição foi designado como representante do Brasil no Congresso Pedagógico Internacional realizado em Buenos Ayres, em 1822. Por decreto de 3 de junho de 1881, foi agraciado com o título de Barão de Macaúbas. Pioneiro em prol da causa abolicionista, fundou a Sociedade Libertadora de 7 de Setembro. Foi casado com Francisca Antonia Warderley.

Produções Culturais:: Escreveu diversos trabalhos dentre os quais se destacam: “Proposições sobre Ciências Médicas”; “Vinte anos de propaganda contra o emprego da palmatória e outros castigos aviltantes no ensino da mocidade”; “Desenho linear ou Geometria prática popular”; “Os Lusíadas de Camões”; “Discursos sobre a educação”; “Gramática Portuguesa”; “A Lei Nova do ensino infantil”.

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: Documentos referentes à vida acadêmica no período do curso de Medicina.

Observações:: Link que solicita consulta e sugestões acerca das informações do levantamento publicado pela Faculdade de Medicina da Bahia, UFBA:http://www.fameb.ufba.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:lista-de-formados-consultas-e-sugestoes&catid=58:noticiascompletas&Itemid=157Acesso em 03 de março de 2009

editado em 24/11/2019 por Adrianne Barreto

Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA. http://www.fameb.ufba.br/dmdocuments/formadosfmb1812a2007.pdfAcesso em 03 de março de 2009

Sumário: Abílio César Borges