António Bracinha Vieira

De WEB SISMEDICOS
Ir para: navegação, pesquisa

António.B.V.jpg

Controle:: 67

Foto::

Legenda::

Nome:: António Bracinha Vieira

Outros Nomes::

Nome do Pai::

Nome da Mãe::

Data de Nascimento: 1941

Cidade de Nascimento::

Estado de Nascimento::

País de Nascimento:: Portugal

Data do Óbito:: 99.99.99
A data “99.99.99” não foi compreendida.

Cidade do Óbito::

Estado do Óbito::

País do Óbito::

Última Formação Acadêmica / Especialização:: Psiquiatria

Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia

Data de Conclusão:: 99.99.99
A data “99.99.99” não foi compreendida.

Biografia:: Licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, vindo a especializar-se em psiquiatria. Doutorou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com a tese Psiquiatria e etologia: para um modelo bio-comportamental da psicopatologia em 1979, tendo, nesta instituição, feito a agregação e aí regeu a cadeira de Psicopatologia. Desde 1970, interessou-se por Etologia, cujos princípios tentou aplicar às Ciências humanas. Convidado pela Universidade Nova de Lisboa, começou a lecionar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em regime de colaboração e, a partir de 1990, como professor do quadro. Tem ensinado, na área disciplinar da antropologia, comportamento e evolução humana, investigando nestes domínios: ensinou evolução, etologia animal e humana e paleoantropologia. É professor catedrático desde 1992. Regeu as cadeiras de antropologia biológica e participa no ensino pós-graduado. É membro integrado do CFCUL, faz parte das linhas de investigação de Filosofia das Ciências da Vida e Filosofia das Ciências Humanas e é colaborador do Projecto "A Imagem na Ciência e na Arte". Foi fundador da Sociedade Portuguesa de Etologia e seu primeiro presidente.António Bracinha Vieira criou uma abordagem etológica na análise das patologias endógenas que se revela muito mais consistente e credível do que as explicações da psiquiatria comum, exposta sobretudo, no conjunto de ensaios Etologia e Ciências Humanas (1983), Lisboa: IN / CM., onde se analisam as patologias endógenas decorrentes do afastamento do território, com todas as suas nuances decorrentes do afastamento do centro do território, ou seja, habitualmente dos seres humanos em relação ao grupo doméstico, Parte I – Etologia e Ciências Humanas; Parte II – Um Modelo Etológico da Psicopatologia, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1983, 545 pp. A obra psiquiátrica de Antóno Bracinha Vieira, dispersa por dezenas de artigos científicos e vários livros, está ainda por compilar e editar de modo conveniente, para ser conhecida pelos profissionais de saúde e pelo grande público. Publicou também numerosos textos sobre biologia evolutiva, entre os quais os capítulos “Emoção/Motivação”, “Inato/Adquirido”, “Percepção” e “Cognição”, na versão portuguesa da Enciclopédia Einaudi (1996-2000, Imprensa Nacional). As suas áreas académicas de interesse, na contemporaneidade, são: a Etologia, a Antropologia biológica, a Filosofia das Ciências Humanas e a Filosofia da Medicina. Em paralelo com a atividade universitária trabalha em literatura. Recebeu influência da escrita de Proust, Kafka e Blanchot.

Produções Culturais:: Áreas de interesse:EtologiaAntropologia biológicaFilosofia das Ciências HumanasFilosofia da Medicina Obras Científicas1983 - Etologia e Ciências Humanas, Lisboa: IN/CM1995 - Ensaios sobre a Evolução do Homem e da Linguagem, Lisboa: Fim de Século2005 - Modelos Evolutivos e Ideologia: o caso Teilhard de Chardin, in Teilhard de Chardin. Evolução e Esperança. Antropologia e Filosofia (Universidade Nova de Lisboa), Dez., pp. 13-28«Fausto e Prometeu» - Actas da Segunda Jornada Luso-Alemã, com o tema: Prometeu e Fausto em Goethe e Pessoa: Cartografias dialogantes.2008 - Diário de viagem pelo Brasil: ano de 1999 (fragmento), in Sigila, revista transdisciplinar luso-francesa, Nº 21, a aparecer em Maio / 08, Paris (Gris-France). 2008 - Genes e ambiente: um modelo evolutivo da linguagem, in Revista Portuguesa de Psiquiatria Infantil, Lisboa.De l'homme-primate à l'homme-termite: essai sur l'affaiblissement du langage - Actas do colóquio Vivre en Europe: science, éthique, politique.O 'lado de lá' em Maurice Blanchot, publicação nos textos de seminário Fora da Filosofia: da Fenomenologia à Desconstrução, Lisboa (Centro de Filosofia das Ciências). Obras de Ensaio e FicçãoDiscurso da Ruptura da Noite (1976)A Fenomenologia da Criação Artística em Mário Botas (1983), Lisboa: IN/CMDoutor Fausto (1991), Lisboa: IN/CMEnsaio sobre o Termo da História (1994), Lisboa: Hiena EditoresMetamorfose e Jogo em Mário de Sá-Carneiro (1997), Lisboa: EtcTunturi (1998), Lisboa: EtcDissonâncias (1999),O Regresso de Penélope (2000), Lisboa: ColibriImprovisações sobre a ideia de Deus (2005), Lisboa: & etc.Fim de Império, romance, Lisboa, 2008 (ASA), sob o nome de António Vieira

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: Documentos referentes à vida acadêmica no período do curso de Medicina.

Observações::

Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA.

Sumário: António Bracinha Vieira