Antônio Joaquim de Paula Buarque
Controle:: 658
Foto::
Legenda::
Nome:: Antônio Joaquim de Paula Buarque
Outros Nomes::
Nome do Pai::
Nome da Mãe::
Data de Nascimento: 13 de junho de 1881
Cidade de Nascimento:: Maceió
Estado de Nascimento::
País de Nascimento:: Brasil
Data do Óbito:: 22 de outubro de 1950.
Cidade do Óbito::
Estado do Óbito::
País do Óbito::
Última Formação Acadêmica / Especialização::
Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia
Data de Conclusão:: 1903
Biografia:: Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Médico clínico, escritor, político, estudou em sua cidade, em seguida em São Paulo e, por último, em Salvador para cursar a Faculdade de Medicina. No ano de 1903 está formado retornando a Maceió para clinicar. Sentindo que o Estado do Rio de Janeiro oferecia melhores condições para vencer na profissão, instala-se em Itaperuna e, logo em seguida, em Petrópolis, a partir de 1904. Em nossa cidade torna-se clínico, com boa clientela e assume a clínica especializada para os ferroviários, no bairro do Alto da Serra, onde permanece por mais de 30 anos corridos, querido e admirado, o que o leva à política, sendo o 2o prefeito eleito pelo voto popular no município, cumprindo mandato de 10/08/1927 até 23/12/1929. Sua gestão foi preciosa porque deu extraordinária organização à administração, com ênfase especial para os problemas da cultura, do turismo e da atenção médica e sanitária á população menos favorecida. Escrevendo artigos para a imprensa, vibrante e culto orador, percuciente administrador, é eleito acadêmico de nossa Instituição e empossado a 13 de fevereiro de 1927, escolhendo José de Alencar como patrono. A partir de janeiro de 1935 ocupa a presidência da Academia, com duas reeleições, dirigindo a Casa até dezembro de 1941. É um período de grandes realizações, quando Paula Buarque consegue a edição de vários números da Revista, do número 2, em junho de 1935 até o número 9 de junho de 1940. Foram seus companheiros de Diretoria Ernesto Tornaghi, Antônio Machado, Soleyman Antoun e Joaquim Gomes dos Santos. Integrou, ainda, o quadro de sócios do Instituto Histórico de Petrópolis. Por ocasião dos preparativos para as comemorações do centenário de Petrópolis, Paula Buarque entendeu que Petrópolis fora fundada a partir de 29 de junho de 1845, quando aqui chegaram os primeiros colonos alemães e não 16 de março de 1843, pela assinatura do Decreto Imperial 155. Escreveu trabalhos na Imprensa, publicou livros defendendo sua tese, foi apaixonado e eloqüente, porém perdeu a batalha e a data consagrada ficou sendo a 16 de março de 1843. Certa ou equivocada, sua batalha foi gloriosa, levantou o debate, enriqueceu a História Petropolitana. Casou-se com a senhora Abigail Seabra, tendo o casal 3 filhas: Yole, Marilia e Yeda. Era extremamente devotado à família, aos seus clientes, às letras. Residiu no antigo prédio da praça Visconde de Mauá, que depois abrigou a Biblioteca Municipal e onde hoje se encontra o Centro de Cultura Raul de Leoni. Por último, a sua residência foi a casa esquinada da praça D. Pedro II com rua da Imperatriz, onde hoje está uma agência da Caixa Econômica. No terreno lateral da casa foi aberta a rua Irmãos D 'Ângelo e construído o Edifício Paula Buarque, em justa homenagem ao grande homem público. Disponível em: http://www.apcl.com.br/noticias/coluna_pbuarque.htm.
Produções Culturais:: Escreveu, dentre outros trabalhos: "Velhice Abandonada", "A Fundação de Petrópolis", "História e Historiógrafos de Petrópolis", "Asas do Brasil", "Discursos Acadêmicos".
Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: Documentos referentes à vida acadêmica no período do curso de Medicina.
Observações:: Link que solicita consulta e sugestões acerca das informações do levantamento publicado pela Faculdade de Medicina da Bahia, UFBA:http://www.fameb.ufba.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:lista-de-formados-consultas-e-sugestoes&catid=58:noticiascompletas&Itemid=157Acesso em 03 de março de 2009.
Fontes de Pesquisa:: Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia.
Sumário: Antônio Joaquim de Paula Buarque