Eduardo Carneiro de Araújo Coelho

De WEB SISMEDICOS
Ir para: navegação, pesquisa

Controle:: 14

Foto::

Legenda::

Nome:: Eduardo Carneiro de Araújo Coelho

Outros Nomes:: Eduardo Coelho

Nome do Pai::

Nome da Mãe::

Data de Nascimento: 01.12.1896

Cidade de Nascimento:: Santo Tirso

Estado de Nascimento::

País de Nascimento:: Portugal

Data do Óbito:: 10.07.1974

Cidade do Óbito:: Lisboa

Estado do Óbito::

País do Óbito:: Portugal

Última Formação Acadêmica / Especialização:: Cardiologia

Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia.

Data de Conclusão:: 1922

Biografia:: Licenciado no curso de Medicina na Universidade de Coimbra até o quarto ano, mas terminou os seus estudos, na Universidade de Lisboa. No ano de 1923 doutorou-se com 20 valores, com a tese “Das Relações do Estado Cerebral com o Estado Mental”. Em 1924 iniciou a sua carreira docente como 2º Assistente de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 1933 passou a exercer funções de 1º Assistente no Serviço de Patologia Médica e em 1934 a reger a cadeira de Clínica Terapêutica. Ainda neste ano publicou na França a primeira monografia européia sobre o tema do enfarte do miocárdio (L’Infarctus du Myocarde). Nos dez anos seguintes dedicou-se fundamentalmente ao estudo e investigação experimental e clínica das pericardites. A nove de Julho de 1949 fundou a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) juntamente com os Colegas Jacinto Moniz de Bettencourt, David Von Bonhorst, Leonel Cabral, Aníbal Castro, Arsénio Cordeiro, Jaime Celestino da Costa, António Lima Faleiro, Alfredo Franco, Manuel Cerqueira Gomes, João Antunes Leal, Mário Moreira, Adelino Padesca, Pedro Madeira Pinto, João Porto, Benjamin Mendonça Santos e Francisco Rocha da Silva. Para além de ter sido sócio fundador da SPC, também o foi da Sociedade Europeia de Cardiologia. Em 1952, no 1º Congresso Europeu de Cardiologia, apresentou as primeiras coronariografias no homem vivo. Em 1949 cria a consulta de cardiologia no Hospital de Santa Marta, com o apoio do professor Adelino Padesca. Em 1955, com a inauguração do Hospital Escolar de Santa Maria, acumulou com as funções de docente e de Diretor do Serviço de Propedêutica Médica, a direção do primeiro Serviço de Cardiologia – onde começou a funcionar o Centro de Estudos de Cardiologia do Instituto de Alta Cultura. Jubilou-se como professor catedrático, em 1965. Além de ser formado em Historiador e ensaista.

Produções Culturais:: Da filosofia da Medicina e outros ensaios. O Prof. Ricardo Jorge, breve ensaio crítico. Sob os Plátanos de Cós. Temas universitários. O brasilismo nos médicos portugueses. Cinquentenário da Universidade de Lisboa. A cadeira de propedêutica médica. Da problemática da Universidade. Discurso na inauguração do nome do Prof. Egas Moniz numa rua da cidade universitária. Ricardo Jorge, mestre da Medicina e grande europeu (conferência).

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: A Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto disponibiliza os seguintes documentos: Lições sobre Fisiopatologia e diagnóstico das cardiopatias congénitas, Coimbra, 196?; O sentido da Cultura e da investigação cientifica em Egas Moniz, Lisboa, s.d; separata Da problemática da Universidade: o seu sentido ecuménico e nacional, Lisboa,1961; oração de sapiência proferida na sessão de abertura do ano lectivo de 1961/1962 no Claustro da Universidade de Lisboa; separata Ricardo Jorge: o médico e o humanista, Lisboa, 1958; separata Ricardo Jorge: o pedagogo, Lisboa, 1958; várias separatas científicas e outras sobre Cardiologia.

Observações::

Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA.

Sumário: Eduardo Carneiro de Araújo Coelho