Busca por propriedade
Esta página fornece uma simples interface de navegação para encontrar entidades descritas por uma propriedade e um determinado valor. Outras interfaces de busca disponíveis incluem a página de busca por propriedade e o construtor de consultas.
Lista de resultados
- João Amaro de Almeida + (Olissipógrafo.)
- Abílio César Borges + (Pedagogo e médico, Abílio César Borges nas … Pedagogo e médico, Abílio César Borges nasceu em 9 de setembro de 1824, na antiga vila de Minas do Rio de Contas (Bahia), filho de Miguel Borges de Carvalho e Mafalda Maria da Paixão. Em 1841, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, cujas aulas freqüentou até o 5º ano. Transferiu-se no 6º ano para Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde formou-se, em 1847. Ao retornar à Bahia em 1848, entregou-se ao magistério. Em 1845 fundou o Instituto Literário da Bahia, agremiação literária que reunia as mais expressivas personalidades da literatura baiana da época. Realizou viagens à Europa a fim de aperfeiçoar seus métodos e conhecimentos pedagógicos. No ano de 1858 fundou em Salvador, o Ginásio Baiano, responsável pela formação Ruy Barbosa, Castro Alves, Sátyro Dias, Aristides Milton, Souza Pitanga, Alves de Carvalhal e outros. Em 1871 mudou-se para o Rio de Janeiro, fundando ali o Colégio Abílio. Graças à fama alcançada por esta instituição foi designado como representante do Brasil no Congresso Pedagógico Internacional realizado em Buenos Ayres, em 1822. Por decreto de 3 de junho de 1881, foi agraciado com o título de Barão de Macaúbas. Pioneiro em prol da causa abolicionista, fundou a Sociedade Libertadora de 7 de Setembro. Foi casado com Francisca Antonia Warderley.oi casado com Francisca Antonia Warderley.)
- Rui Pato + (Pertence à geração de viragem, tendo sido … Pertence à geração de viragem, tendo sido o acompanhante à viola de José Afonso na primeira fase da sua carreira na balada, de 1962 a 1969. Foi autodidata da guitarra desde os 12 aos 16 anos. Tem vida intensa ligada ao fado e à canção de Coimbra. Depois de ter cumprido o serviço militar obrigatório, para onde foi enviado na sequência das lutas estudantis, licenciou-se em Medicina. Não abandonou porém a viola, em 1998 colaborou no álbum de Francisco Martins, Foi ainda solista de guitarra clássica do grupo de Câmara Carlos Seixas. Como compositor, gravou várias canções e pertencem a ele temas como "Elegias", com letra de Luís Andrade, cantado por Adriano Correia de Oliveira, "Barcas novas" e "Por aquele caminho", em parceria com Adriano. Referência: GOMES, Maria João Marques; SOUTO-MAYOR, Renato. Respirartes. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Pneumologia. 226p.Sociedade Portuguesa de Pneumologia. 226p.)
- Augusto Emiliano da Costa + (Pertencendo à geração da República, Emilia … Pertencendo à geração da República, Emiliano Costa, poeta algarvio licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, fez clínica em Estói, foi também pintor, e deixou significativos textos poéticos onde se revelam curiosos aspectos da literatura algarvia, como a atracção pelo mundo muçulmano, comum a outros poetas algarvios, e características de raiz helénica como, por exemplo, o esteticismo e uma certa tendência para o requinte e o aristocrático. Poeta culto, muito intelectual , e talvez por isso difícil e esquecido, no dizer de Óscar Lopes, considerado principalmente como cultor do nosso soneto pós-parnasiano e pós-simbolista, enveredou também por outras formas poéticas. Comparando o seu soneto com o de Cândido Guerreiro, ainda segundo o crítico literário atrás citado, o Emiliano da Costa aparentemente mais voluntário ou artificial, é bastante mais variado, imprevisível. Na sua mensagem poética, Emiliano Costa dá ênfase à natureza algarvia não só como cenário, mas também como uma espécie de realidade telúrica. Revela-se a sua capacidade de questionar a vida e o mundo, através da descrição muitas vezes de cunho fotográfico, usando a luz e a cor, com grande riqueza vocabular de quadros agrícolas, bucólicas, artesanais ou marinhos. São os usos e costumes de uma gente que surge endeusada numa natureza mãe algarvia. Característico de uma época finissecular, Emiliano da Costa dialoga com determinadas escolas e movimentos literários como, por exemplo, a poesia realista e simbolista e também com presenças isoladas como Bernardim Ribeiro, Bocage, Cesário Verde, Gomes Leal e Camilo Pessanha, ou poetas algarvios como João de Deus, Cândido Guerreiro ou João Lúcio, mas é, sem dúvida, o simbolismo que ele considera a sua fonte primeira e primordial. MACHADO, Álvaro Manuel. (Org.) Dicionário de literatura portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996. p.148.. Lisboa: Editorial Presença, 1996. p.148.)
- Eduardo Saback + (Piano.)
- Maria da Conceição Tavares Reis + (Piano.)
- José Gyll + (Pintor)
- Paulo Cristiano do Nascimento Simões + (Pintor.)
- Titi Seabra-Dinis + (Pintura e desenho, como ilustrador colaborou em jornais e revistas portuguesas e estrangeiras.)
- A. Ribeiro. T. Cruz + (Poeta)
- João Belfort Saraiva de Magalhães + (Poeta, diplomado em medicina.)
- Emiliano da Costa + (Poeta.)
- Carlos Maia Teixeira + (Poeta.)
- Herculano Jorge de Abreu Loureiro da Costa + (Poeta.)
- Maria Cristina Granja teixeira dos Santos + (Poeta.)
- José Miguel + (Poeta.)
- Luís Francisco de Carvalho Couto + (Poeta.)
- Fernando Nobre + (Presidente da Assistência Médica Internaci … Presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) em Portugal, Fernando Nobre está entre os primeiros a oferecer ajuda sempre que há uma crise humanitária. Médico de formação, fez parte do movimento Médicos sem Fronteiras de 1977 a 1983. Em Dezembro de 1984 fundou, em Portugal, a AMI. Já participou em missões de ajuda humanitária em cerca de 100 países. Africano de nascimento e coração, nómada por necessidade de espírito, a geografia das suas viagens poderia ser vista como um mapa de calamidades. Mas os caminhos percorridos por Fernando Nobre revelam também um mapa do amor.ando Nobre revelam também um mapa do amor.)
- Ernane Nelson Antunes Gusmão + (Professor aposentado, criador de cavalos, … Professor aposentado, criador de cavalos, poeta e astrônomo amador. Com 67 anos é casado com Elzeni, pai de 4 filhos e avô de 4 netos, as suas poesias foram alguns dos destaques do I Festival de Cultura e Arte (24 de novembro a 1º de dezembro de 2003) e emocionaram colaboradores e clientes nas suas diversas apresentações durante o evento. A sua verdadeira paixão é a Medicina. Formado em 1964, no auge do Golpe Militar, foi o caçula da turma - tinha 23 anos na época - e eleito orador oficial da cerimônia de formatura. Devido ao período, foi conduzido ao Quartel General da VI Região antes da Solenidade como medida preventiva para que as suas palavras durante o discurso não fossem de encontro aos ideais políticos do governo militar. O texto original foi mantido.Orgulha-se de dizer que foi o pioneiro na Bahia e no Nordeste na realização de hemodiálise, procedimento feito em 1968 no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, e que fez parte da equipe que implantou, em 1977, o Serviço de Hemodiálise do Hospital Português. A literatura está presente em sua vida desde a adolescência. "Gosto de escrever tanto poesia quanto prosa e já tenho sete livros publicados, sendo três de autoria própria e quatro de participação e co-autoria", conta o médico. Além da literatura, mantém criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador e a Astronomia e é um dos fundadores do Equus Clube do Cavalo. Apreciador e estudioso dos astros, atualmente preside a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O seu grande sonho, o de ser professor, também se concretizou. Ele dava aulas das disciplinas Clínica Médica e Nefrologia na Faculdade de Medicina da Bahia. "É muito bom ter a satisfação de saber que participei da formação da grande maioria dos nefrologistas da Bahia, inclusive de muitos médicos que hoje trabalham em nosso Serviço". "Considero a arte de um modo geral um dos mais importante meios de humanização da medicina. É muito gratificante, através dela, aprimorar o relacionamento médico-paciente". (Dr. Ernane Gusmão)http://www.hportugues.com.br/noticias/outras_edicoes/Folder.2003-03-08.3340/07-062004s_edicoes/Folder.2003-03-08.3340/07-062004)
- Antônio Franco da Costa Meirelles Júnior + (Professor de língua inglesa.)
- Claudemiro Augusto de Moraes Caldas + (Professor livre de filosofia e ciência.)
- Fernando Filgueiras + (Professor, Médico e um dos maiores Cirurgi … Professor, Médico e um dos maiores Cirurgiões do Brasil. Este é Dr. Fernando Filgueiras, um que deixa sua marca na história da Medicina na Bahia pela personalidade alegre e cativante, cujas virtudes estão além da habilidade manual ao executar manobras cirúrgicas. A partir daí, foram 58 anos dedicados à profissão e mais de 80 anos à Medicina, estando presente nas salas de Cirurgia da maioria dos hospitais da Bahia. Iniciou sua carreira no Hospital Santa Isabel e no Hospital da Marinha, onde trabalhou durante 30 anos. No antigo Pronto Socorro Getúlio Vargas, hoje Hospital Geral do Estado, trabalhou por 17 anos. Dr. Fernando foi Assistente da cadeira de Neurocirurgia e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. Foi também Médico do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários, hoje SUS. Sua história com o Hospital Português começou na década de 60, quando ele era médico plantonista da Instituição e realizava diariamente cerca de 5 ou 6 cirurgias de grande porte.Dr. Filgueiras era notabilizado por todos pela sua expertise em cirurgia geral e ortopedia, especialidade essa, que lecionava.opedia, especialidade essa, que lecionava.)
- José Gomes de Almeida Crespo + (Prosador e historiador.)
- Alberto Saavedra + (Prosador, cientista e democrata.O professo … Prosador, cientista e democrata.O professor Dr. Alberto Saavedra a sua maturidade de homem de cultura e de ciência num período particularmente crítico da nossa história recente, afetado de forma sustentada pela penúria da economia, pela instabilidade social e pela indigência da vida cultural e científica que acompanharam o dealbar da República e se prolongaram, num perfil mais subtilmente anquilosante, nas décadas que se seguiram de Estado Novo...As grandes crises de identidade cultural que afetam a vida das comunidades e a criatividade fecunda do diálogo em liberdade se contrariam e distorcem o progresso e a floração de uma cultura comum não logram, contudo, neutralizá-la ou extingui-la. Persistem referências, macros homens cuja integridade e força interior, clara lucidez e contagiosa inteligência, apontam novos rumos, abalam tutelas impostas, caminham deixando atrás de si rasto luminoso; são elos de uma cadeia que, cedo ou tarde, -ultrapassadas as crises, - avultam com o cerne indispensável ao reflorecimento de um pensamento que parecia ameaçado de extinção. Homem introvertido, sereno, de alguma forma distante, o Prof. Saavedra era, no entanto, um conversador interessantíssimo, de vasta cultura, vivo e arguto mas contido, não raro mordaz e acutilante, verbalizando com sobriedade e rigor, utilizando uma linguagem fluente mas naturalmente depurada e vernácula como a sua escrita. Fidalgo no trato, amável e delicado, por exigência da sua sensibilidade e superior educação bem como pelo respeito que os outros lhe mereciam. Este cunho de funda humanidade, enrriquecido por uma cultura vasta e polifacetada e uma aptidão natural para um tipo de partilha intelectual da superior exigência espiritual, levou-o naturalmente aoconvívio de alguns dos mais brilhantes vultos da intelectualidade da sua época. Do resto, o ambiente em que medrou era propício a que talfosse possível: sua mãe, professora da Escola Normal do Porto, foi uma pioneira da educação infantil e seu pai, lessionando na mesma escola, autor respeitado de vários manuais escolares; a própria cidade do Porto durante o período de formação universitária do Prof. Saavedra, e mesmo depois, era o contro cultural do país. Na galeria notável de vultos pensantes, destacava-se o Prof. Abel Salazar, defensor, no plano filosófico, de um positivismo lógico - expressão de um certo empirismo e agnosticismo de inpiração científica - e que poderia considerar-se o pricipal divulgador do neopositivismo que, como escreveu o Prf. Óscar Lopes, se, por um lado, poderia considerar-se "O continuador,em redação improvisada e nervosa, do esteticismo de Teixeira Gomes, era, por outro lado, o último representante da tradição agnóstica, então neopositivista."Referência: Sociedade Divulgadora da casa museu Abel Salazar. Alberto Saavedra: Médico, cientista e democrata. Porto: Casa museu Abel Salazar, 1996. 207p. il. Professor da Faculdade de medicina do Porto. O seu nome foi atribuido a à biblioteca da Casa Museu Abel Salazar e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Na cidade do Porto, a Câmara Municipal atribuiu uma rua com o seu nome.Municipal atribuiu uma rua com o seu nome.)
- Fernando Garcia + (Prosador.)
- Francisco Eloy Paraíso Jorge + (Provedor da Santa Casa de Misericórdia no ano de 1833.Presidente Interino do Conselho Municipal nos anos de 1926 e 1927 . Intendente interino de agosto de 1926 até dezembro de 1927)
- Maria da Graça Gonçalves Gomes dos Santos + (Prêmio revelação Tatro SOPEM. Prêmio Ferreira de Castro de Literatura Infantil, Câmara de Sintra, 1987.Teatro; Literatura Infantil.)
- Baltazar Mexia de Matos Caeiro + (Prêmio revelação ensaio SOPEM, 1986. Prêmi … Prêmio revelação ensaio SOPEM, 1986. Prêmio revelação ensaio Abel Salazar da SOPEM, 1986 e menção honrosa no prêmio Júlio de Castilho, da Câmara Municipal de Lisboa, 1987. Publicou a coleção de medicina infantil "A saúde do Diogo", com os seguintes títulos: "O Diogo vai ao médico", " O diogo vai ao Dentista", "O Diogo vai ao hospital". Menção honrosa especial-Ensaio da SOPEAM, 1993.o honrosa especial-Ensaio da SOPEAM, 1993.)
- Alfredo Ribeiro dos Santos + (Publicista e historiador.)
- Jorge Manuel Pereira Rodrigues + (Radiologista. Colaboração Esporádica a vár … Radiologista. Colaboração Esporádica a vários órgãos de comunicação social escrita não especializada e ainda na TV e Rádio. Colaboração regular em diversos Periódicos: Em Portugal; Cãe e canicultura-Calatrava Avis-Calibre 12-Correio da Caça-Diana-Jornal de Caça e Pesca-Jornal do caçador-País Rural-Vida Rural; Em Espanha; Caza y Pesca-Perros de Caza. Em França; La Chasse-Sauvagine. Em Itália; Caccia & Canni.-Sauvagine. Em Itália; Caccia & Canni.)
- Otoni Costa Filho + (Regente de coral.)
- João de Araújo Correia + (Retratou como poucos o viver e o sentir do … Retratou como poucos o viver e o sentir do povo duriense. Médico de profissão, cuidou de ricos e de pobres, qual João Semana, muitas vezes visitando os doentes nas próprias casas ou nas quintas onde trabalhavam, algumas localizadas em zonas distantes do seu consultório e em locais de difícil acesso. Era também um grande amante da natureza, principalmente das árvores, não raras vezes desviando-se do seu caminho para visitar alguma árvore amiga.caminho para visitar alguma árvore amiga.)
- António Lobo Antunes + (Romancista português e médico especializad … Romancista português e médico especializado em psiquiatria. A sua experiência como psiquiatra e como antigo soldado na guerra colonial reflecte-se no tratamento dos problemas actuais da sociedade portuguesa, retratados de forma por vezes desconcertante, numa linguagem plena de imagens e metáforas. Os seus temas mais recorrentes são os da morte, da solidão, da loucura e do amor ou sua ausência. Os seus romances encontram-se largamente traduzidos, sendo um dos escritores portugueses de maior projecção internacional. Recebeu, em 1996, o Prémio Radio Culture, de carácter honorífico, e que distingue anualmente um escritor francês e um estrangeiro. Em Março de 2000, foi condecorado em Paris com o grau de cavaleiro das Artes e das Letras, no âmbito do Salão do Livro de Paris 2000, que teve Portugal como país convidado de honra.eve Portugal como país convidado de honra.)
- João Gaspar Simões + (Romancista, dramaturgo e biógrafo, é, todavia, como crítico literário que a sua actividade nas letras mais se impõs.)
- Ônira Devay Gomes + (Soprano)
- João Lobo Antunes + (Universidade de Lisboa)
- Manoel Cavalcanti Novaes + (aportou na cidade de Salvador em 1925 para … aportou na cidade de Salvador em 1925 para cursar. Em 1929 discursa no primeiro comício realizado pelos estudantes baianos no Terreiro de Jesus, sendo o seu líder maior, fincando no chão das praças públicas a bandeira da Aliança Liberal, movimento marco de sua carreira. Como estudante, assumiu o comando de todas as escolas superiores da Bahia, e sob sua liderança apoiou a Revolução de 1930. Neste mesmo ano cola grau como médico e em novembro é designado oficial de Gabinete do Interventor Leopoldo Amaral. Em 1931, oficial de gabinete do Interventor-Tenente Juracy Magalhães. Novaes era o parlamentar mais antigo, eleito em 1933 para a Assembléia Nacional Constituinte mandato que manteve nos período de 1952 a 1974, se deu ao luxo de eleger a própria mulher, D. Necy Novaes, sua colega da Câmara e Bancada com quem foi casado em primeiras núpcias. Em segundas núpcias, com Dagmar Elvira Cotrim Novaes, em 1981. Foi eleito por 12 vezes consecutivas para representante da Bahia na Câmara dos Deputados, e membro de diversas Comissões. Em 1974 a Assembléia Legislativa da Bahia concedeu-lhe o diploma de Cidadão baiano. Autor de inúmeras emendas, leis e projetos, sendo sua maior criação a emancipação econômica do Vale do Rio são Francisco. Novaes faleceu aos 84 anos, no Hospital Sara Kubitschek, em Brasília, onde foi sepultado no Cemitério do Campo da Saudade. Na ocasião, o senador Josaphat Marinho proferiu as últimas palavras em sua homenagem.eriu as últimas palavras em sua homenagem.)
- José Paulo Antunes + (baiano, médico em 1869, muito alto, muito … baiano, médico em 1869, muito alto, muito preto, muito culto, poliglota, conhecendo a Europa, notadamente Alemanha de quem era devoto e em cujos hospitais operara com êxito, tinha horror à novidade. Como cada árvore dá frutos de uma só qualidade, a lição da natureza é servirmo-nos unicamente de uma única espécie, até fartar. Não sabemos as reações misteriosas e íntimas do organismo na profundeza da química fisiológica, ensinava o doutor Antunes e afastava, prudentemente, o prato oferecido. Um Doceiro Nacional valioso e sem data, mas consultadíssimo outrora, um vade-mécum patrimonial das sobremesas antigas, mantém silêncio sobre a salada de frutas. A edição que possuo, a sétima, é de entre 1897 e 1916. Ainda em 1918 o sr. Domingos de Castro Perdigão, fazendo propaganda da alimentação vegetariana, advertia: Cumpre haver muito cuidado em não misturar muitas espécies de frutas na mesma refeição. Na mesma refeição não era permitido, quanto mais na mesma salada...permitido, quanto mais na mesma salada...)
- Antônio Luiz de Magalhães Mosqueira + (em escritos e em discursos, muito trabalha … em escritos e em discursos, muito trabalharam pela execução do que dispunha a mencionada Lei de 03 de outubro de 1832. O Brigadeiro Mosqueira disse em discurso pronunciado em 07 de setembro de 1870: «quando se trata de riqueza de mineralogia e da indústria é que se conhece o grande atraso em que estamos em relação a todos os conhecimentos úteis e que uma indústria não pode florescer sem o auxílio complexo de outras, principalmente da mecânica que facilita e multiplica os braços em um país tão falto deles».ica os braços em um país tão falto deles».)
- Guilherme Centazzi + (formou-se na Faculdade de Medicina de Pari … formou-se na Faculdade de Medicina de Paris, obtendo o grau de Doutor, após ter sido expulso da Universidade de Coimbra, onde estudava Matemática, por causa das suas opções liberais. Esteve exilado em França entre 1829 e 1834, durante as Guerras Liberais. Embora tenha vindo em criança para Lisboa, assumiu-se em vários escritos como um orgulhoso algarvio. O seu pai era cidadão da antiga República de Veneza, que se casou com uma portuguesa. Do lado materno tem também ascendência de um genovês, seu avô, que também desposara uma portuguesa, que por sua vez descendia de uma espanhola.ue por sua vez descendia de uma espanhola.)
- Teste1 + (teste1)
- Teste2 + (teste2)
- Alan de Castro Dayube + (É médico e empresário da área de assistênc … É médico e empresário da área de assistência odontológica em Salvador. Atua em mais de 40 bairros da capital baiana, prestando atendimento através de suas clinicas móveis e uma equipe de médicos, odontológicos e enfermeiras, que realizam cerca de 6.000 mil atendimentos mensais. Os serviços incluem consultas, exames de utrassonografia, urologia, cardiologia, ginecologia e odontologia. Seu trabalho junto as comunidade faz com Alan Castro conquistasse uma vaga no legislativo Municipal em outubro de 2008, com 5.420 votos pelo PSL (Partido Social Liberal), do qual se desfilou em agosto de 2009. No dia 25 de agosto do mesmo ano filiou-se ao PTN. No seu primeiro mandato, Alan Castro atua junto aos diversos órgãos municipais buscando suprir as demandas dos bairros que integram as comunidades soteropolitanas, principalmente nas áreas de saúde, educação e saneamento básicoeas de saúde, educação e saneamento básico)
- ANA ISABEL DE OLIVEIRA + (é médica e escritora, membro da Sociedade … é médica e escritora, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional Bahia. Participou de antologia com outros médicos baianos e publicou sozinha um livro de contos, "Penhascos", que foi premiado no VII Concurso Literário do Banco Capital e do qual extraímos o texto ao lado, que foi publicado pela EPP Publicidade em 2008.oi publicado pela EPP Publicidade em 2008.)